Como saber se minha intuição está certa?

por Dr. Martin Portner

Na música Sympathy for the Devil, dos Rolling Stones, Mick Jagger nos conduz a imaginar um diálogo com o capeta. Depois de apresentar-se de forma educada e descrever as suas façanhas em longos versos, Lúcifer, com sorriso matreiro, oferece um cumprimento e diz entender que você esteja surpreso; afinal, qual é o propósito deste encontro? Imaginar a cena dá um friozinho na barriga.

Continua após publicidade

Esse friozinho ou o seu equivalente poético, borboletas no estômago, costuma representar uma moeda de troca que, como seria de esperar, possui duas faces. Uma é yin, o medo; e a outra é yang, a intuição. Quem é capaz de perceber a diferença entre esses dois processos de regulação no organismo tem o universo a seus pés.

Medo e intuição não são predicados da mente psicopata; ela é muito fria para perceber essas coisas. Além disso, no cérebro, o psicopata é desprovido dos circuitos nervosos que decodificam as sensações de medo ou de sacadas. É necessário um indivíduo mais nervoso. Mas não muito; a pré-ocupação excessiva entope os mesmos sensores que precisam estar em leve devaneio para sentirem o friozinho ou as borboletas. Enfim, o intuitivo trafega por uma twilight zone (zona cinzenta), estado em que ele está ligado, pero no mucho.

Quando sou convidado a explicar o funcionamento da intuição humana, quase sempre encontro alguém que, após a palestra, se aproxima e com um tom de voz um pouco mais alto que um sussurro pergunta como afinal podemos ter certeza de que o que sentimos é intuição e não medo.

Costumo responder que reconhecermos a presença da intuição como se um vagão parasse à sua frente na plataforma da estação em que só você está parado. Você embarca para encontrar a resposta para o seu dilema cuidadosamente elaborado ou vai deixá-lo seguir para fitar a fumaça diminuir no futuro que não mais lhe pertence?

Continua após publicidade

Aqui existem duas dificuldades. Uma é perceber a intuição. A outra é decidir se ela é genuína, confiável e embarcável. Essa dúvida pode ser resolvida em uma análise de poucos segundos antes do trem partir. Primeiro, medo é algo que se apoia sobre algo não resolvido do passado. A intuição, embora resolva uma situação sobre a qual você começou a pensar lá atrás, é uma vivência experimentada no tempo presente. O medo é cercado de carga emocional, a ansiedade; a intuição é neutra, leve.

Mas o que realmente decide entre o receio e a sacada é a segurança ao entrar no jogo. E essa depende da qualidade dos seus sensores.

Tomemos o exemplo dos corretores da Bolsa de Londres que toparam entrar em um estudo científico sobre a intuição utilizada nos processos de compra e venda de contratos futuros. Eles não são assalariados e seus ganhos pessoais são baseados em uma fração do lucro obtido com as transações. O mercado, diz o responsável pelo estudo, se encarrega de eliminar os maus intuitivos; os que permanecem, obtêm rendimentos na casa de 30 milhões de dólares anuais.

Continua após publicidade

Não há tons de cinza. Imagens cuidadosamente obtidas das áreas do cérebro que realizam operações matemáticas e avaliações de risco em corretores e não corretores não mostraram diferenças. Os neurônios que cuidam de avaliar, comprar e vender são numerosos e rápidos num e noutro caso. Mas havia uma diferença. Quando os corretores foram perguntados sobre a facilidade para sentir borboletas, eles pareciam zootécnicos. Eles conhecem bem a sensação premonitória que os avisa que determinada operação será bem-sucedida. E topam confiar nela. O estudo mostrou que quanto maior a percepção visceral das emoções dos corretores de futuros da bolsa londrina, maior o volume em suas contas-corrente.

Intuição é viver instantes sobre uma corda bamba sem medo de cair.

No fundo, não é complicado de fazer. Pense em algo que lhe agrada. Construa uma pergunta. Namore as respostas por algum tempo. Descarte as imperfeitas, uma a uma, sem dó. No dia em que uma ideia chegar feito um estalo que provoca um resfriamento na volta do umbigo, o momento da verdade chegou. Vá com ela.

Fonte: Dr. Martin Portner é Médico Neurologista , Mestre em Neurociência pela Universidade de Oxford e especialista em Mindfulness