Por que tenho sonhos eróticos, dos mais malucos, com frequência?

por Margareth Reis  

Depoimento de uma leitora

Continua após publicidade

“Desde sexo com desconhecidos até sexo com outra mulher (sou heterossexual). Muitas das vezes o sexo ocorre em lugares inusitados. Meus sonhos são sempre sem pé nem cabeça. Uma hora estou com uma pessoa e ela se transforma em outra. Às vezes estou num lugar num segundo e logo em seguida estou em outro. Pode ter alguma razão para ter sonhos eróticos com tanta frequência, e raramente sonho com meu marido. É sempre com desconhecidos. Nos sonhos nunca vejo o rosto desses outros caras com quem faço sexo! Desde já agradeço.”

Resposta: O mundo onírico, ou seja, dos sonhos, das fantasias é uma caixinha de surpresas mesmo, pois não pertence à realidade. Os devaneios oníricos ocorrem em estado inconsciente, seja durante o sono ou quando a pessoa, por algum motivo, desliga-se temporariamente do mundo real. E, assim, conteúdos internos variados, inclusive os sexuais, podem se expressar livremente e sem censura quando a pessoa se encontra no reino mágico dos sonhos.

No entanto, a intensidade e a frequência em que esses teores aparecem pode provocar uma dada sensação dependendo de como cada um interpreta a sua experiência.

Caso o repertório onírico seja abalado por julgamentos rígidos de reprovação por quem o experimenta, é bem provável que os sentimentos despertados com isso sejam negativos.  E aí cabe, então, a você considerar a autoavaliação dirigida à sua produção imaginativa erótica e o quanto isso pode ser valorizado pela perspectiva criativa, imaginativa ou ser transformado em incômodo.

Continua após publicidade

A fantasia habita um espaço interno reservado à privacidade de cada um, sem que isso represente um evento preocupante. Só é considerado patológico quando a fantasia passa a ser confundida com a realidade ou quando se tenta concretizar uma fantasia incompatível com a realidade.

Caso contrário, mais importante que a fantasia em si é o que ela reúne de aspectos simbólicos capazes, como no campo erótico, de elevar a sensualidade e a excitação sexual de cada um.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade