Como lidar com mulheres maduras e bem-resolvidas?

Por Margareth Reis

Depoimento de um leitor

Continua após publicidade

“Já fui casado e sou divorciado há seis anos. Não tenho filhos. Tenho 46 anos. A verdade é que muitas mulheres nessa faixa etária são independentes ou exigentes que acabam assustando os homens. Eu, particularmente, gostaria sim de conhecer alguém nessa idade. E normal ter essa percepção? O que você me aconselha? Como lidar com essas mulheres supostamente bem-resolvidas?”  

Resposta: Acontece que, diferente do passado em que os homens tinham o controle financeiro sobre o feminino e essa condição os fazia se sentirem mais fortes e seguros para exercer a conquista, a mulher de hoje tem se ocupado na luta de igualdade de direitos na sociedade com participação cada vez mais ativa nas mudanças de padrões comportamentais.

No entanto, o que de fato poderia servir para mudar significativamente as relações entre homens e mulheres, ou seja, a valorização da mulher como sujeito social, ainda não se concretizou em nossa cena histórica. E isso não só as sobrecarrega, mas também abala os homens.

Assim, o principal obstáculo na atualidade é o encaixe satisfatório num novo código de comportamento. E a dificuldade é de ambos os sexos. Verifique, então, a direção dos seus sentimentos, pois estar ao lado de uma mulher bem-sucedida pode despertar tanto desconforto, quando o que prevalece é a fantasia de que ela ocupa uma posição superior, quanto orgulho, quando o que se valoriza é a possibilidade de prospectar a vida com alguém que tem brilho próprio.

Continua após publicidade

Enfim, cabe a você, diante de uma mulher que conquistou a autonomia dela notar se, além de você se interessar por ela, há compatibilidade de interesses e clima de leveza na interação a dois. Estes aspectos sim sinalizam um bom começo para o seu investimento em uma parceria amorosa.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.