Por que beber oito copos de água por dia?

por Jocelem Salgado 

Neste calor não há nada melhor que um copo bem cheio de água não é mesmo? É sobre o papel da água no nosso organismo que irei falar hoje.

Continua após publicidade

A água é o elemento-chave para o nosso corpo, pois é um solvente biológico universal onde todas as reações biológicas essenciais para a vida ocorrem. Por exemplo, é ela a responsável pelo transporte de nutrientes provenientes da nossa alimentação para as células e também pela eliminação das substâncias estranhas que o nosso corpo não necessita através dos rins (urina).

A urina é responsável pela eliminação de substâncias estranhas, que o seu corpo não precisa. Mas e a transpiração? Você sabe por que você transpira? A transpiração é uma maneira de regular a nossa temperatura corporal. Quando o nosso corpo está excessivamente quente, como em dias de calor intenso, liberamos calor através da evaporação de água que ocorre com a sudorese. Quando suamos, a água que existe no suor provoca o abaixamento da temperatura corporal. Não é a transpiração por si que faz o indivíduo diminuir a temperatura corporal, mas sim a evaporação da água do suor produzido.

A recomendação geral é o consumo de no mínimo 2,5 litros de água por dia (cerca de oito copos) e os especialistas explicam que se você está com sede é por que já passou da hora de beber água, ou seja, não se deve esperar sentir sede para tomar um grande copo com água.

No entanto, é preciso ressaltar que as necessidades de água variam em função de vários fatores como a alimentação, a atividade física e também a temperatura ambiente.

Continua após publicidade

Quando o dia está muito quente nós transpiramos mais, e consequentemente, há um aumento da perda de água pela pele. Portanto, é preciso aumentar a ingestão de água em dias de calor intenso como os últimos dias.
A atividade física aumenta a temperatura corporal e também haverá aumento da evaporação de água do suor à superfície da pele, tal como aumento da perda de água pela respiração. A dica é sempre manter aquela garrafinha de água durante a prática de exercícios físicos.

Quando você colocar um pouquinho a mais de sal na sua refeição ou se você é fã de carteirinha de produtos altamente industrializados, seu corpo necessita de um pouco mais de água para que essas substâncias sejam eliminadas.

A falta de água no nosso organismo causa o que chamamos de desidratação. A desidratação ocorre quando há eliminação de água e sais minerais do organismo tornando o balanço hídrico negativo, ou seja, quando as perdas de água não são repostas. Naturalmente, os rins têm que, continuamente e mesmo numa pessoa desidratada, excretar uma quantidade mínima de urina que é cerca de 100 ml /hora, para promover a eliminação das substâncias tóxicas do organismo. Além disso, estamos continuamente liberando água pela pele e pela respiração. Se não houver a reposição dessa água perdida nosso organismo passa ao estado de desidratação.

Continua após publicidade

Uma desidratação leve e constante pode levar ao processo de concentração de urina, acarretando alterações indesejáveis no rim.

A desidratação não é a causa da infecção urinária, no entanto, aumentar o consumo de água neste caso é muito importante para que o volume bacteriano diminua por eliminação.

Além disso, um volume de urina baixo é fator de risco para a formação de cálculos renais. O aumento do volume da urina com o aumento do consumo de líquidos dilui a urina exercendo um efeito protetor da cristalização de sais.

A ingestão inadequada de líquidos é uma das causas importantes de constipação intestinal (prisão de ventre), especialmente em crianças. E ainda é preciso lembrar que o consumo de fibras alimentares deve sempre estar associado ao consumo de pelo menos dois litros diários de água para promover o bom funcionamento intestinal.

A água não é apenas importante, mas sim essencial para o funcionamento do nosso organismo. Podemos sobreviver até 60 dias sem alimentos, mas menos de 20 sem água. Por conta de tudo que foi exposto acima mantenha sempre por perto um copo ou uma garrafinha de água!