Terapeuta naturopata juizforano desvenda os fundamentos da medicina Ayurveda – Parte I

Da Redação

Portaria do Ministério da Saúde publicada em 28 de março de 2017, incluiu a medicina ayurveda na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que passa desde então a ser oferecida pelo SUS.  

Continua após publicidade

Dessa forma, o terapeuta naturopata juizforano Gilberto Coutinho passa a ter um reconhecimento científco aqui no Brasil, do seu trabalho desenvolvido há décadas que na prática, exerce as mesmas funções de um médico, só que sob um ponto de vista holístico e através de métodos naturais.

O  consultório do terapeuta naturopata Gilberto Coutinho,  localizado no centro de Juiz de Fora, é levemente aromatizado com incenso. Nas paredes cerca de vinte diplomas, acumulados em quase trinta anos de trabalho, fazem contraponto com um quadro da sílaba OM (significa Deus ou som cósmico primordial) e com a escultura de Shiva – deidade mais famosa da Índia.

Nesta entrevista ao Vya Estelar, Gilberto diz que os três grandes suportes da qualidade de vida são o sono, a sexualidade e a alimentação. Ele fornece dicas para elevar o nível de saúde, combater o estresse e a insônia através da medicina indiana Ayurveda. Esclarece a diferença entre meditar e relaxar. E revela os principais fundamentos da medicina Ayurveda e sua história. Ele ensina um mantra védico que proporciona bem-estar.

Vya Estelar – O que é a medicina Ayurveda?

Continua após publicidade

Gilberto – A palavra Ayurveda origina-se do sânscrito, antiga língua sagrada da Índia. Ayur significa vida, e Veda, ciência. Portanto, Ayurveda pode ser traduzido como "A Ciência da Vida".

O Ayurveda é considerado o mais antigo e o maior sistema terapêutico holístico e naturopático existente na atualidade. Naturopatia significa "prevenção e tratamento (cura) das doenças por meio da natureza". Esse aprimorado sistema de saúde foi criado pelos mesmos maharishis (grandes sábios e eruditos) que criaram também os originais sistemas indianos de meditação (Dhyana), de Yoga, de massagem terapêutica, de acupuntura Ayurveda e de astrologia.

O Ayurveda é muito mais do que um sistema holístico de saúde. Muitas vezes citado por alguns pesquisadores como sendo um "manual de sobrevivência para a humanidade", engloba agricultura, botânica, veterinária, filosofia, enfermagem, odontologia e outras ciências.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Como e quando surgiu a medicina Ayurveda?

Gilberto – O "Charaka Samhita", considerado um dos mais antigos tratados de medicina Ayurveda, descreve o surgimento da terapia indiana através de uma reunião dos maiores rishis (sábios) da antiga Índia nas proximidades dos Himalaias. Eles tiveram o objetivo de reunir e sistematizar, todos os conhecimentos existentes, naquela época, a respeito das doenças e de seus efetivos tratamentos.

A medicina ou a terapia Ayurveda nasceu provavelmente, antes ou por volta de 6.000 anos atrás, com o ideal de erradicar do mundo os sofrimentos e as doenças, não apenas da raça humana mas também de todas as criaturas viventes.

Os três grandes suportes da qualidade de vida

Vya Estelar – O que você sugere para que as pessoas possam ter bem-estar e uma melhor qualidade de vida?

Gilberto – A medicina Ayurveda considera o sono (nidra), a sexualidade (abrahmacharya) e a alimentação (ahara) os três grandes suportes da vida, da saúde e da longevidade.

Dicas para uma vida saudável

Alimentação correta; respirar ar puro; exercícios físicos moderados e regulares; banhos freqüentes (para se evitar que as impurezas sejam reabsorvidas pela a pele); suadouros (para se eliminarem as impurezas do organismo); beber água em abundância; jejum moderado; o sono e o repouso são os restauradores do organismo; combater o fumo, o álcool e as drogas; banhos de sol, com moderação, nos horários recomendados (pela manhã, até às 11:00 horas; à tarde, após às 17:00 horas no horário de verão); higiene moral (abster-se de pensamentos destrutivos); alegria e otimismo; auto-estima (sentimento de que tenho valor e de que sou capaz); atividade sexual saudável e moderada; auto-realização e tratamento das enfermidades através de remédios botânicos e de procedimentos terapêuticos menos agressivos.

Alimentação saudável é um santo remédio

Vya Estelar – Quais são os elementos essenciais para uma boa saúde?

Gilberto – Entre os fatores que mais influem na saúde integral, os hábitos alimentares são os principais. Adotar uma dieta balanceada, rica em fibras dietéticas (encontradas nas frutas, nos vegetais, cereais integrais e legumes), de natureza pura, saudável, fresca, nutritiva e livre de aditivos químicos (na medida do possível), à base de vegetais, frutas, cereais e pobre em carboidratos refinados (açúcares e amidos), em produtos animais e em gorduras saturadas (terrivelmente prejudiciais à saúde). Evitar as frituras. Preferir sempre as carnes magras e frescas. Dê preferência à carne de peixe, que é rica em gordura polinsaturada (saudável). Não fazer uso de carne de porco e de derivados. Beber, diariamente, pelo menos dois litros de água mineral (de melhor qualidade) ou purificada.

Vya Estelar – Teria como ensinar uma técnica de meditação ou de relaxamento?

Gilberto – Antes de tudo, é importante conhecer os significados de ambos os termos.

Relaxamento

Relaxamento ou relaxação é a diminuição voluntária da tensão psíquica (emocional) e do tônus da musculatura. Método terapêutico que produz uma sensação de repouso e bem-estar e contribui para a recuperação das forças exauridas pelo stress e a fadiga física e mental. O relaxamento muscular é um estado no qual os músculos conservam apenas a contração ou a tensão mínima necessária à manutenção de seu tônus.

No Ocidente, devido a um engano na tradução pelos ingleses do termo sânscrito "dhyana", o termo meditação é muitas vezes interpretado como a ação de refletir profundamente sobre um determinado assunto ou coisa (objeto), ou ainda, uma oração mental. Refletir requer pensar, examinar e comparar os pensamentos, ou seja, manter a mente em atividade; o que não acontece no sistema de meditação indiana.

Meditação

Para o original sistema da filosofia yogue, meditação (dhyana) significa um estado psíquico de profunda e prolongada concentração (dharana). Nesse estágio, as distrações (os pensamentos e os sentidos), que podem vir a interromper a concentração, não chegam mais à consciência (a mente).

O praticante de meditação, bem treinado, é capaz de direcionar a sua atenção para um determinado objeto externo ou para uma região de seu corpo durante o tempo que quiser. A meditação yogue, originária da antiga Índia, é uma técnica que requer o controle do corpo, da respiração e da mente; na qual a mente se torna completamente livre dos pensamentos, para que a consciência humana atinja um estado de harmonia, de integração e de plenitude com a natureza (o universo).

Pode-se concluir, então, que o relaxamento neuropsíquico e muscular é importante para a prática de meditação.

Vya Estelar – Quais os benefícios do relaxamento e da meditação para a saúde?

Gilberto – Os benefícios fisiológicos mais observados são:

1º) Bem-estar: diminuição da tensão psíquica e muscular, diminuição das dores; diminuição dos sinais e dos sintomas do cansaço físico e mental; diminuição da atividade do sistema nervoso simpático – que tem a função de proteger o organismo contra um perigo imediato ou iminente.

2º) Frequência cardíaca reduzida e batimentos cardíacos mais efetivos; pressão sangüínea reduzida; o fluxo sangüíneo é desviado para os órgãos internos, especialmente para os que estão envolvidos na digestão.

3º) Menor freqüência respiratória, porque a demanda de oxigênio é menor durante os períodos de repouso; menor transpiração, pois uma pessoa calma e relaxada não apresenta respiração nervosa.

4º) Aumento das secreções digestivas, melhorando a digestão; os níveis de açúcar no sangue são mantidos na variação fisiológica normal; maior disposição física e mental etc.

Recentes estudos e avaliações neurológicas no cérebro humano constataram que a meditação yogue, quando praticada regularmente, é capaz de estimular determinadas regiões do cérebro, por exemplo, a região frontal esquerda, sede das emoções positivas, ligadas à alegria, à afetividade, à benevolência e à solidariedade.

Vya Estelar – Quais dicas você daria para combater o stress e a insônia?

Gilberto – O stress, resposta do organismo a qualquer solicitação ou agressão que ele tenha de enfrentar, é um termo muito utilizado nos tempos modernos, em nossa sociedade acelerada. As pressões do trabalho, os problemas familiares, as dificuldades financeiras, o excesso de trabalho e de preocupações são bons exemplos de fatores "stressantes". Porém, o stress prolongado impõe uma carga muito intensa e nociva a muitos sistemas de órgãos, especialmente ao coração, aos vasos sangüíneos, às glândulas adrenais (que liberam adrenalina e são responsáveis pela manutenção do equilíbrio de muitas funções corporais) e ao sistema imune.

Principais armas de combate ao estresse são : alimentação, atividade física, relaxamento, meditação, sono, higiene moral e otimismo.

Os elementos essenciais de combate ao estresse são: apoio nutricional com níveis adequados de potássio, vitaminas B e C, zinco e magnésio), a atividade física moderada e regular, as técnicas de relaxamento, a meditação, o biofeedback (técnica terapêutica que visa o controle consciente de funções fisiológicas involuntárias como, por exemplo, a freqüência cardíaca), a auto-hipnose, o sono, o repouso físico, a higiene moral (abster-se de pensamentos destrutivos) e o otimismo.

Principais causas da insônia

Insônia é uma impossibilidade ou uma dificuldade para se adormecer e suas causas devem ser investigadas e tratadas, sendo as principais: ansiedade ou tensão psíquica; alteração ambiental; excitamento emocional ou intelectual; medo de insônia; fobia do sono; ambiente conflitante; dor ou desconforto; uso inadequado e noturno de cafeína e álcool.

Para o combate da insônia, é importante eliminar os fatores que interferem nos padrões normais de sono, como café, chá, coca-cola, álcool, hipoglicemia (baixa taxa de glicose), ervas que contenham estimulantes, maconha e outras drogas.

Um chá natural preparado à base de erva-cidreira fresca de folhas redondas e de laranjeira, adoçado com mel puro, tomado 30 minutos antes de se deitar, pode ajudar muito na conciliação do sono.

Segundo o tratamento Ayurveda, o mel não deve ser fervido ou aquecido, pois perde suas propriedades naturais. Deve ser adicionado após o preparo do chá, quando estiver morno.

Vya Estelar – Historicamente, quais foram as contribuições da medicina Ayurveda?

Gilberto – Centenas de anos antes de Cristo, o grande terapeuta Charaka já havia especificado as qualidades essenciais para uma enfermeira ou enfermeiro. Nesta época, já havia a necessidade de se ter cuidado com a boca e os dentes na preservação da saúde e no combate das doenças.

O grande sábio e terapeuta indiano Sushruta especializou-se em cirurgia e plástica, desenvolveu 121 instrumentos cirúrgicos e procedimentos cirúrgicos que ainda hoje fazem parte da moderna cirurgia.

A medicina Ayurveda estudou e catalogou plantas medicinais. Descreveu e registrou com perfeição a circulação sangüínea no corpo humano, alguns milhares de anos antes que o Dr. William Harvey (médico inglês) conseguisse descrevê-la no Ocidente.

A medicina Ayurveda foi a primeira a observar o diabetes.

Vya Estelar – Você sugere algum mantra?

Gilberto – Mantra é um som "especial" de poder que auxilia a mente a se concentrar e a transcender os estados comuns de consciência. Os mantras são também utilizados para se obter a cura de uma enfermidade, saúde, proteção, sabedoria e etc. Pode ser uma única sílaba, como "OM", ou conter diversos sons e palavras, que podem ou não ter um significado explícito.

Mantra para o seu bem-estar

Um mantra de que gosto muito e em que acredito no momento ser muito importante para as pessoas e para o mundo é uma antiga oração védica. Ela deve ser mentalizada, ou verbalizada, diariamente, com concentração e sinceridade, as mãos justapostas (gesto de reverência e de interiorização) no centro do peito e na altura do coração.

Antiga oração védica

"Oh! Senhor, criador do universo e doador da vida, sede benevolente com todos os seres viventes. Dissipai as trevas (a ignorância) e o sofrimento. Conduzi-nos à luz da sabedoria. Afastai de todos nós o ciúme, a inveja, a ganância e a violência e enchei nossos corações de amor e paz."

Serviço

O naturopata, biólogo, acupunturista, psicoterapeuta e Mestre de Yoga Gilberto Coutinho atende em Juiz de Fora (MG) no Instituto Mahapadma de Naturopatia, Ayurveda e Yoga

E-mail: gilberto.coutinho@terra.com.br