Trabalhar o tempo todo sentada engorda?

Por Milena Liste

Resposta: Pode parecer filosófico, mas o fato de você trabalhar sentada, não está diretamente ligado ao querer emagrecer.

Continua após publicidade

Para emagrecer você deve ingerir menos calorias do que gasta. É como poupar dinheiro no fim do mês. Se você quer economizar, deve gastar menos dinheiro e guardar mais, caso contrário, não vai dar.

O mesmo para perder peso, porém inversamente e de uma maneira saudável. Comer menos calorias (porém, saudáveis que te saciem) e gastar mais calorias (mesmo que você trabalhe sentada). Assim, a balança irá te favorecer.

Ou seja, você somente irá emagrecer se reduzir sua ingestão calórica, mudando hábitos alimentares. Não sou nutricionista, respeito muito essa profissão. Acho que você deve se informar, mesmo que pela internet, qual reeducação alimentar se encaixará na sua rotina de vida. Pessoalmente, eu não ingiro carboidratos brancos (farinha de trigo, cevada e centeio) e evito lactose.

Em São Paulo, em quase todos supermercados há produtos sem glúten e sem lactose.

Continua após publicidade

Eu me alimento muita salada verde (10 folhas por refeição), 2 xícaras de chá de algum legume cozido (abobrinha, cenoura, couve flor, brócolis, berinjela ou chuchu), uma xícara de batata ou inhame ou batata doce cozidos, uma porção pequena de carne bovina ou frango ou peixe ou ovo. Isso tudo em uma refeição. Ao longo dos anos, perdi 12 kg.

Quanto ao fato de trabalhar sentada… Faça sua vida ser mais ativa.

Dicas para quem trabalha sentado e quer emagrecer: 

Continua após publicidade

– Estacione o carro longe.

– Desça dois pontos de ônibus mais longe do destino.

– Suba escada para chegar ao trabalho.

– Beba muita água, a cada meia hora a quarenta minutos vá ao banheiro para esvazia me sua bexiga.

– Nos fins de semana, aproveite!

– Caminhe meia hora de manhã e à tarde.

– Faça aquela faxina na casa, lave seu carro, bicicleta, faça jardinagem…

Invente! Seja produtiva e proativa.

Cuide-se. Ame-se. Mexa-se!!!!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física ou nutricionista e não se caracteriza como sendo um atendimento.