Não tenha medo de se autoconhecer

Por Emilce Shrividya Starling

O que impede alguém de ser o veículo para o amor?

Continua após publicidade

Por que tantas pessoas sofrem por amor ou por falta de amor? A resposta é sempre o ego que cria muros de fortaleza dentro das pessoas e as impedem de amar e receber amor.

O egoísmo, que é gerado pelo ego, é o pior inimigo. Mas, infelizmente, as pessoas consideram o ego como seu amigo e não percebem que esse ego é o inimigo que as leva para o sofrimento. E, em vez de combatê-lo, elas o abraçam afetuosamente, achando que não podem viver sem o ego, pois acreditam que através dele, elas têm vigor, energia e vencem na vida.

Mas é um engano. Não tem consciência que estão presas e dominadas internamente pelo ego. Precisam observar as armadilhas do ego. Precisam conhecê-lo dentro de seus pensamentos, sentimentos, palavras e ações. E, ao identificá-lo, transformar o ego negativo em ego positivo. Assim, poderão fortalecer o amor e o manter em suas vidas.

Alguns dizem: "Eu como de tudo. Posso beber o quanto quero, posso comer gorduras, frituras, muitos doces e aproveitar a vida como quero, pois vou morrer na hora que Deus quiser. Só Deus sabe quando eu vou morrer, portanto é bobagem comer comidas saudáveis ou me privar de prazeres que dizem que fazem mal".

Continua após publicidade

Essas pessoas, que pensam e falam dessa maneira, são escravas dos sentidos. Não percebem as armadilhas do ego. São como crianças espirituais, perdidas nos prazeres. Preferem o prazeroso que adoece do que o benéfico saudável. Precisam educar os sentidos e entender o sentido de vir ao planeta Terra para o desenvolvimento de virtudes e evolução espiritual.

Todos nós iremos adoecer e morrer, mas temos um dever com o corpo que recebemos de Deus para essa vida. Precisamos buscar os hábitos e prazeres saudáveis e não apenas os prazeres que envenenam o corpo e minam a saúde.

Baba Muktananda, um grande Mestre Yogue disse: "Permita que todas as suas ações sejam plenas de amor. Deixe que seu amor pelas pessoas, pelas árvores, animais, flores e frutos cresça a cada dia. O amor é a poderosa energia nuclear que transforma um ser humano".

Continua após publicidade

Quando o amor se manifesta através dos caminhos da compaixão, da bondade, da generosidade, da caridade, do altruísmo, da filantropia, da boa vontade de ajudar, ele toca cada coração com o poder verdadeiro do amor em ação.

Clique aqui e leia dicas de como praticar a autocontemplação para poder se conhecer de verdade.