DESTAQUES

Sempre me esqueço de tomar meus remédios. O que faço?

Eduardo Ferreira Santos 19/02/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Sempre me esqueço de tomar meus remédios. O que faço?
Fonte: Google Imagens
É preciso manter a medicação sempre à mão

Por Eduardo Ferreira Santos

Depoimento de uma leitora:

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



“Hoje tenho 25 anos. Faço tratamento para depressão com psiquiatras e tomo remédios há um longo tempo. Assim como toda minha família, que também tem a doença - alguns anos com terapia também. Já inicie e parei de tomar os medicamentos inúmeras vezes, mas quando fico melhor, vou "esquecendo" de tomar. Como corto esse círculo vicioso de autossabotagem com os remédios? E como cortar a hereditariedade da doença?”

Resposta: Em primeiro lugar, é importante que você não deixe de tomar a medicação, pois como você mesma reparou, ao parar de tomar, voltam os sintomas.

É preciso que você crie um hábito de manter a medicação sempre à mão.

Escreva numa agenda, faça um cartaz, algo que, ao ver, lembre-a de SEMPRE tomar o remédio!

Quanto à parte genética, por enquanto não há nada o que fazer. Existem inúmeros trabalhos científicos de manipulação genética mas, por ora, essas experiências foram feitas apenas em animais de pequeno porte e ainda demorará um bom tempo até que se consiga alterar a formação genética, seja em embriões, seja numa pessoa adulta.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    sofro, depressão, lembrar, tomar, remédios

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Como você reage às tragédias veiculadas pela mídia?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.