Sempre me esqueço de tomar meus remédios. O que faço?

Por Eduardo Ferreira Santos

Depoimento de uma leitora:

Continua após publicidade

“Hoje tenho 25 anos. Faço tratamento para depressão com psiquiatras e tomo remédios há um longo tempo. Assim como toda minha família, que também tem a doença – alguns anos com terapia também. Já inicie e parei de tomar os medicamentos inúmeras vezes, mas quando fico melhor, vou "esquecendo" de tomar. Como corto esse círculo vicioso de autossabotagem com os remédios? E como cortar a hereditariedade da doença?”

Resposta: Em primeiro lugar, é importante que você não deixe de tomar a medicação, pois como você mesma reparou, ao parar de tomar, voltam os sintomas.

É preciso que você crie um hábito de manter a medicação sempre à mão.

Escreva numa agenda, faça um cartaz, algo que, ao ver, lembre-a de SEMPRE tomar o remédio!

Continua após publicidade

Quanto à parte genética, por enquanto não há nada o que fazer. Existem inúmeros trabalhos científicos de manipulação genética mas, por ora, essas experiências foram feitas apenas em animais de pequeno porte e ainda demorará um bom tempo até que se consiga alterar a formação genética, seja em embriões, seja numa pessoa adulta.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Continua após publicidade