Ele diz ter um sentimento especial por mim, mas que ainda não me ama. Como lidar com isso?

Por Anette Lewin  

Depoimento de uma leitora:

Continua após publicidade

“Tenho um relacionamento há pouco mais de um ano e recentemente meu namorado me disse que ainda não me ama, porém nutre um sentimento muito especial por mim e que quer continuar comigo. Confesso que fiquei um pouco abalada, porque tenho certeza do que sinto por ele e não queria investir em algo que talvez não tenha retorno, que só me faça perder tempo e ter desgaste emocional. Não sei se estou sendo precipitada, ansiosa, já que sei de todo o histórico dele, do seu relacionamento passado que foi muito destrutivo e que deixou marcas profundas. Enfim… Se possível queria uma opinião sua.”

Resposta: Seria muito fácil discorrer sobre o descompasso amoroso se a palavra amor tivesse um significado universal. Acontece que o que uma pessoa define como amor pode ser muito diferente do que o que a outra quer dizer quando se refere a essa mesma palavrinha tão banalizada pelo romantismo.

Seu namorado deve ter sentido pela ex-namorada algo diferente do que sente por você. Talvez ele nomeou de “amor” o que sentiu por ela e agora não sabe como nomear o que sente por você. Só por que é um sentimento diferente. Assim, num primeiro momento, a fala dele não parece preocupante. Se ele diz que quer continuar com você, talvez dizer que ainda não a ama seja só uma forma de dizer que ainda não se sente preparado para um compromisso mais sério. Talvez porque sofreu muito no relacionamento anterior e não quer sofrer mais. Compreensível.

Você, por outro lado, afirma que tem certeza do que sente por ele e não quer perdê-lo. Talvez, por mais paradoxal que isso possa parecer, vale a pena questionar essa certeza: você está disposta a casar com ele a qualquer preço? E se a insegurança dele começar a pesar na relação? Afinal, qualquer relacionamento se constrói aos poucos. Talvez ao invés de lutar por alguém que você resolveu definir como “a pessoa que você ama” vale a pena investir nessa relação não apenas pela conquista, mas sim pela construção a dois de uma vida em comum.

Continua após publicidade

Quando se constrói junto algum resultado pode aparecer; quando se constrói através de sonhos individuais os resultados, em geral, não passam de castelos de areia. Assim, tente descobrir quais os sonhos e objetivos que vocês têm em comum e invistam neles ao invés de focar nas suas aspirações pessoais. Vida a dois é isso.
Por outro lado, se em longo prazo você continuar ouvindo que não é amada, cabe a você usar sua sensibilidade para entender se seu namorado é capaz de superar os traumas amorosos do passado e construir uma relação saudável ou não.

Ser compreensiva e paciente são atitudes esperadas nos relacionamentos em formação. Mas estar com alguém que não consegue estar conosco e vive das sombras do passado não resultará em um relacionamento saudável. Assim, se esse “ainda não te amo” persistir e pairar sobre o relacionamento a longo prazo, vale uma conversa franca e um posicionamento mais assertivo da sua parte.

Lembre-se que definir sentimentos através de palavras é tarefa difícil é delicada. Cada um sente de forma pessoal, porque a história de cada um é única. Assim, se você é uma pessoa que toma decisões rapidamente e seu namorado não, certamente existirá uma diferença no sentir de cada um. Construir uma relação amorosa requer, antes de mais nada, entender, respeitar e aceitar o jeito de sentir do outro. Afinal, amor é uma escolha, não uma imposição. E qualquer escolha amorosa aproximará, num primeiro momento, pessoas que pensam, sentem e amam da forma que a vida lhes ensinou. Só as experiências que os dois passarem a viver em conjunto formarão a identidade do casal. E isso leva tempo. Bastante tempo.

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.