Bike, caminhada e corrida de outono em Juiz de Fora

Da Redação

Acontece em Juiz de Fora, dia 29 de abril, a festa “aeróbica” com ciclismo (20 km), caminhada (5km) e corrida (10km).

Continua após publicidade

Mas… Como escolher?

Caminhada, corrida ou ciclismo?

Segundo a profissional de Educação Física Milena Liste,  a prática de cada uma dessas atividades, deve ser realizada de acordo com o condicionamento cardiovascular de cada pessoa. E de  acordo com o seguintes critérios:  

1ª) Condicionamento físico individual: se você é sedentário, faça caminhadas. Se não há local ao ar livre para caminhar, realize a caminhada numa esteira. Se você tem problema de coluna, não caminhe, pratique ciclismo ou bicicleta ergométrica. Se você já tem condicionamento, corra, ao ar livre ou na esteira.

Continua após publicidade

2º) Objetivo: seu objetivo é saúde, bem-estar, perda de peso, condicionamento físico?

Se for saúde e bem-estar, faça caminhada, corrida ou bicicleta nos momentos aprazíveis, locais adequados com regularidade e disciplina, 3 vezes por semana ou até diariamente. Se for perda de peso, saiba que correr (ao ar livre ou esteira) é a atividade de maior queima calórica. Em seguida a caminhada e bicicleta. Com frequência diária para este objetivo.

Se for condicionamento físico, a corrida seria a melhor opção, com planejamento adequado.

Continua após publicidade

Então, tudo depende de cada pessoa.

Por exemplo, uma pessoa com osteoporose deve caminhar ou correr, para ter impacto no quadril e coluna, no horário permitido no sol, ou se esteira, terá que ter um tempo para tomar sol. Se tiver problemas de coluna, desvios posturas ou artroses, ideal o ciclismo.

Se o local de caminhar for inadequado por motivo de poluição, segurança pessoal, a indicação é a esteira. Se a pessoa tem dificuldade de arrumar uma esteira, caminhada ao ar livre.

Enfim, o importante é manter uma regularidade com frequência mínima de três vezes por semana, intensidade moderada e uma duração mínima de 20 minutos.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Serviço: bike, caminhada e corrida de outono em Juiz de Fora

Você  pode acompanhar pelo grupo grupo: https://goo.gl/GGdYpr