DESTAQUES

Stephen Hawking: a mente capaz de abarcar todo o universo

Redação Vya Estelar 15/03/2018 COMPORTAMENTO
Stephen Hawking: a mente capaz de abarcar todo o universo
Fonte: Google Imagens
Hawking exalava brilho por todos os poros, por todo o seu Ser, para ele, liberdade e mente andavam de mãos dadas e o espaço sideral era o limite

Por Ângelo Medina

Buracos negros só na teoria, a genialidade do físico britânico Stephen Hawking (76) foi capaz de abarcar toda a infinitude do Universo. Ele foi literalmente tocar as estrelas nesta quarta-feira, 14 de março, coincidentemente, mesmo dia em que nasceu Albert Einstein – o pai da teoria da relatividade.

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



     

Hawking exalava brilho por todos os poros, por todo o seu Ser, para ele, liberdade e mente andavam de mãos dadas e o espaço sideral era o limite.      

Resiliente ao extremo, portador de uma Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa e progressiva que impede os movimentos, não impossibilitou, em absolutamente em nada, de viver intensamente: casou duas vezes, teve três filhos, atuou no episódio “Descent”, da sexta temporada de “Star Trek”, interpretando ele mesmo ao jogar pôquer com Isaac Newton (John Neville) e Albert Einstein (Jim Norton) e experimentou flutuar na gravidade zero.

Ao anunciarem o diagnóstico de sua doença, os médicos disseram que ele tinha apenas alguns anos de vida. "Minhas esperanças foram reduzidas a zero quando tinha 21 anos. Tudo o que aconteceu desde então é apenas um bônus", disse ele ao New York Times em 2004, referindo-se à sua doença.  Esse bônus foi super: viveu mais 55 anos!

Para produzir sua "fala", o físico formava as palavras em uma tela com o movimento dos olhos, também usado para movimentar sua cadeira de rodas.

Seu maior sucesso foi o livro “Uma Breve História do Tempo” (1988) com mais de 10 milhões de cópias vendidas. O livro é um marco definitivo na literatura de divulgação científica e Stephen guia o leitor em busca de respostas para os maiores dilemas da história da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? Ele escrevia fácil, e de forma à primeira vista simples, com o objetivo de aproximar o intrincado conhecimento científico de nós mortais. O gênio da cosmologia disse que a Terra só vai durar mais 600 anos se o homem continuar tratando o planeta com todo esse desleixo.  
 
Sua vida virou filme “A Teoria der Tudo” (direção James Marsh) lançado no Brasil em 2015. Sua vida, por si só, é uma imensa lição.

Bem... vamos às 15 preciosas lições de vida de Stephen Hawking através de sua visão panóptica.   

15 lições de vida pelo olhar visionário de Stephen Hawking - clique aqui




TAGS :

    stephen, hawking, mente, brilhante

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.