Crise dos 25 anos afeta jovens brasileiros

Por Giovanna Grepi

Comprar a casa própria e questões ligadas à vida profissional são algumas das preocupações entre jovens de 25 e 33 anos. Os dados são de pesquisa realizada pela rede social de relações profissionais LinkedIn, que entrevistou mais de mil brasileiros cadastrados.

Continua após publicidade

Cerca de 80% afirmaram passar pela crise dos 25 anos. O motivo mais citado foi a preocupação pela compra da casa própria e questões ligadas à vida profissional, como encontrar um emprego pelo qual se apaixone.  

O pós-doutorando José Egídio Barbosa de Oliveira, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, afirma que o mundo mais incerto, mais complexo e com falta de oportunidades favorece a crise nessa faixa etária. “Empregos precários e salários baixos dificultam a realização dos sonhos. E às vezes os jovens precisam se adaptar a coisas que não esperavam.”

Oliveira conta que essa nova geração não foi criada para lidar com as frustrações. “Eles vão confrontar uma realidade muito mais dura e muito diferente daquela para a qual foram educados.”

Fonte Agência USP/Jornal da USP

Continua após publicidade