Autismo: musicalidade inspira o tratamento

Da Redação

Pesquisa propõe oferecer um espaço que permita que sujeitos produzam algo que expresse sua identidade e sofrimento por meio da música

Continua após publicidade

Artigo publicado na revista Psicologia USP relata um tratamento inovador criado para crianças autistas, partindo da experiência de um projeto de extensão universitário ligado à rede de saúde mental e a um serviço de psicologia na Universidade Federal do Ceará.

A proposta é oferecer um espaço que permita às crianças, como sujeitos, produzirem algo que expresse sua identidade e sofrimento por meio da música, “bem como outras ferramentas que as auxiliem na construção de laços e maior interação com os outros”. Os benefícios e as contribuições da música são compartilhados pelos autores do estudo, que nos contam a experiência dos profissionais envolvidos neste trabalho.

Lalíngua

Antes que a criança adquira a linguagem falada, o que se faz presente na relação entre o bebê e a mãe é uma manifestação desvinculada da dimensão do sentido, chamada lalíngua, “composta de sons não articulados e balbucios”. A lalíngua não está ligada ao campo do significado, mas tem seu efeito a partir da musicalidade que se reflete no corpo da criança e “produz afetos”. Segundo o psicanalista Jacques Lacan, criador do conceito, a lalíngua é “transmitida pela voz materna”, que traduz o entendimento da “relação primordial entre o sujeito e o Outro, especialmente no autismo” e mostra esse conceito e a relação com a música, na investigação de “possíveis contribuições à prática com sujeitos autistas”.

Continua após publicidade

O artigo relata experiências na clínica psicanalítica que comprovam a eficácia do contato com as extensões musicais – ritmo, timbre e volume que estão presentes na “relação primordial do sujeito com o Outro, especialmente no autismo, trazendo elementos marcantes à própria constituição do sujeito”.

Os sujeitos autistas se interessam por música e podem expressar esse interesse por intermédio da lalíngua, “revelando efeitos até mesmo na interação destes com as outras pessoas”. Quando os autores se referem à música, levam em conta suas “qualidades específicas”: altura, intensidade e timbre, diferentemente do ruído. Assim, a criança que ainda não fala “já percebeu que a linguagem significa, a voz da mãe […] é pura música”.

“Os sons relacionados entre si saem do campo do puro ruído para a musicalidade.” E, de acordo com o estudo, a música permite uma elaboração subjetiva do sujeito, que assim é capaz de revelar elementos de sua própria história: “Independentemente do sentido, tal como no sonho, o sujeito pode escrever na sonoridade a sua presença”. Aí se encontra a brecha de acesso ao tratamento dos sujeitos autistas e, destes, com o Outro, que se estabelece pela lalíngua.

Continua após publicidade

VIANA, Beatriz Alves et al. A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas. Psicologia USP, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 337-345, dez. 2017. ISSN: 1678-5177. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-656420170011. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2018.

Fonte: Margareth Artur/Portal de Revistas da USP