DESTAQUES

Cabelo de quem faz atividade física é "estressado"

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Cabelo de atleta sofre!

por Sonia Corazza

Quem nada sofre com o cloro. Quem corre sofre com o sol. Quem joga sofre com a sudorese excessiva. E todos sofrem com os pés. Hoje vou falar sobre como cuidar dos cabelos de esportistas.

Cabelo de atleta é "estressado".

Estressado pelo meio ambiente, estressado pelo suor excessivo e estressado, no caso das mulheres, por permanecer sempre preso ou pressionado por bonés e viseiras.

Sabe o que isso causa?

No couro cabeludo, o excesso de suor é meio de proliferação de fungos. Nos fios, o excesso de radiação solar desbota-os, torna-os ressecados e sem brilho. A tração ocasionada por penteados presos e a pressão dos bonés contribui para a quebra.

O que fazer?

1º) Água morna para higienizar logo após a atividade e antes de lavar com shampoo. Isso vai diluir o excesso de suor do couro cabeludo e fios e evitar de imediato a proliferação de fungos ou bactérias.

2º) Busque fórmulas cosméticas fortalecedoras de shampoos e condicionadores especialmente formulados para atletas. A composição vai agregar elementos fundamentais para manter a beleza dos cabelos.

3º) Pentes de madeira e escovas com cerdas feitas de pelos de javali são os menos agressivos e evitam o excesso de atrito nos fios. As escovas de cerdas de javali também ajudam a estimular a vasodilatação no couro cabeludo e colaboram para que os fios permaneçam sadios, macios e luminosos.

4º) Deixe o cabelo secar naturalmente. As fontes de calor são extremamente danosas para cabelos de esportistas. Reserve a secagem a quente para dias especiais, como festas e saídas de final de semana.

E bons treinos!




Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.