UFJF disponibiliza atendimento psicológico aos seus alunos

Da Redação

Em agosto de 2017, Vya Estelar divulgou um estudo da USP sobre o nível de estresse enfrentado pelos seus alunos, e mais do que um título, o nome designado ao estudo é um alerta: Estresse: quando a faculdade vira “máquina de moer gente”.

Continua após publicidade

O estudo defende que as universidades devem prestar mais atenção à situação física e emocional de seus alunos – veja aqui.

A UFFJ está preocupada com essa questão e já disponibiliza atendimento psicológico aos seus estudantes.

Estresse, ansiedade, dificuldade de adaptação, dentre inúmeros outros desafios oriundos da vida acadêmica e fora dela, serão tratados nesse atendimento.  

Se você enfrenta hoje alguma dessas situações, saiba que pode receber ajuda.

Continua após publicidade

A coordenadora do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora CPA e professora do Departamento de Psicologia, Alinne Nogueira Coppus, explica que a parceria entre o Centro e a Pró-reitoria surgiu no segundo semestre de 2017, a partir da identificação do crescimento da demanda dos estudantes por atendimento psicológico. Coincidentemente, mesma época em que a USP publicou seu estudo. "A iniciativa coincide com um movimento, dentro da UFJF e de outras universidades, de mobilização em prol da saúde mental dos discentes no meio universitário", explica Alinne.

O projeto

“O projeto de extensão, chamado ‘Acompanhamento Psicológico ao Discente’, conta com duas bolsistas do curso de Psicologia. Com essa iniciativa, o acolhimento de alunos da UFJF é realizado no CPA através do plantão psicológico, e aqueles cuja demanda exige atendimento mais prolongado são encaminhados para a psicoterapia individual. A criação do projeto surgiu na tentativa de atender a esse público interno, que até então precisava seguir a agenda e os procedimentos gerais de triagem do Centro.

Continua após publicidade

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcos Souza Freitas, ressalta que, além da parceria com o CPA, são desenvolvidas na Proae ações em grupo – como os projetos “Boas-Vindas” e “DeBoas”, dentre outros – para atendimento e acolhimento aos estudantes da Universidade. A equipe do setor é composta por psicólogos, que atuam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no Campus de Juiz de Fora, e das 7h às 19h, na sede administrativa do campus avançado de Governador Valadares.

É importante que os alunos e alunas saibam que, em qualquer questão emergencial, podem procurar diretamente a Pró-reitoria, falar com um de nossos psicólogos que prontamente serão atendidos. Em condições de menor urgência, temos um plantão  psicológico. Nesse plantão é garantido atendimento por ordem de chegada. O estudante pode vir ao plantão e será atendido naquele dia para poder apresentar as suas demandas.”

Freitas salienta que as iniciativas da Proae são formuladas a  partir dos diálogos com a representação discente e demais estudantes da Universidade. “Temos trabalhado e discutido junto aos estudantes. Muitas vezes os alunos não procuram o serviço por falta de conhecimento sobre a existência desse apoio. Temos observado, inclusive, que os próprios professores das unidades desconhecem esse atendimento dentro da Universidade. Desde que assumimos a gestão da Proae, conseguimos ampliar a equipe de psicólogos e assistentes sociais, para dar conta desses atendimentos aos nossos estudantes. Existe uma preocupação muito grande e estamos tentando, junto com o Diretório Central dos Estudantes e com outros representantes de Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos, ampliar essa informação para que o estudante tenha a clareza de que esse acesso existe.”

Objetivo é ampliar atendimento psicológico

Segundo a professora Alinne Nogueira, no primeiro semestre de vigência do projeto ‘Acompanhamento Psicológico ao Discente’, foram atendidos no Centro de Psicologia Aplicada  12 estudantes, num total de 42 sessões.

“Os alunos de Juiz de Fora são acolhidos no local em que procuram: se procuram o atendimento psicológico na Proae, são atendidos pelo serviço de psicologia de lá; e se procuram o CPA, são atendidos através do projeto. Sabemos que o projeto ainda está dando os primeiros passos e que muito ainda devemos refletir e fazer, mas consideramos ser um grande avanço no sentido da defesa da importância do suporte psicológico ao aluno da UFJF.”

O pró-reitor Marcus Freitas destaca que é intenção da Proae ampliar a parceria com o CPA. “Teremos uma reunião agora, no dia 26, para criarmos mecanismos de outros atendimentos também lá, no próprio CPA, para estudantes encaminhados ou por demanda espontânea. Estamos discutindo essa questão. É uma forma de tentarmos ampliar o atendimento aos nossos estudantes.”

Iniciativa transversal

Na avaliação do pró-reitor, é fundamental que a temática da saúde psíquica seja trabalhada de maneira transversal na Universidade, ou seja, que cada um dos atores do meio acadêmico se envolva na difusão das informações sobre os programas de acolhimento e atendimento disponíveis aos estudantes.

“Estamos num momento social muito difícil, numa sociedade que tem adoecido as pessoas. É um trabalho transversal de toda a Universidade no acolhimento, no acompanhamento dos estudantes e na percepção de que, em casos mais potencializados, com mais dificuldades por parte dos alunos, que essa percepção seja aguçada para encaminhar para os serviços que hoje já temos oferecido dentro da UFJF. Conclamamos a todos para que participem desse momento, para que possamos ter, dentro da universidade, um ambiente mais acolhedor”, destaca Freitas.

Serviço:

Confira quais os procedimentos necessários se você é aluno da UFJF em Juiz de Fora ou em Governador Vadalares.

O Centro de Psicologia Aplicada da UFJF funciona na Rua Santos Dumont 214, no Bairro Granbery.

Para agendar atendimento no projeto ‘Acompanhamento Psicológico ao Discente’ é preciso entrar em contato com o setor pelo telefone (32) 3216-1029.

Já a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está localizada no prédio da Reitoria,  campus de Juiz de Fora.

E a sede administrativa do Campus Avançado de Governador Valadares funciona na Rua São Paulo, 745, Centro.

Mais informações:  (32) 2102-3777 – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Campus Juiz de Fora.

Campus de Governador Valadares – (33) 3301-1000, ramal 1112 – Apoio Estudantil