Você tem o hábito de se esquecer? Cuidado!

Por Emilce Shrividya Starling

Um dos grandes obstáculos para atingirmos nossas metas é o esquecimento de nossas resoluções e ideais. Mesmo as coisas benéficas, vitais e essenciais são esquecidas na correria da vida diária.

Continua após publicidade

E qual é o resultado? O esquecimento deixa as marcas de suas consequências, desde a um insignificante descuido até erros graves. A lista dos esquecimentos diários pode ser longa. Alguns esquecem o nome dos outros, onde colocaram o celular ou óculos, esquecem o aniversário de um parente ou pessoa amiga, de pagar as contas ou até o horário de pegar as crianças na escola.

Todos esses esquecimentos podem causar situações desagradáveis em seus relacionamentos. As pessoas passam a não confiar em quem vive esquecendo as coisas ou deveres.

Por que acontecem esses lapsos? Porque está faltando o desenvolvimento da constância, da responsabilidade pessoal e de viver com atenção no momento presente.

O esquecimento traz agitação, cria desarmonia e mal-entendidos. Às vezes, os esforços para desfazer um erro e equilibrar novamente os relacionamentos são mais difíceis do que a coisa que a pessoa esqueceu-se de fazer.

Continua após publicidade

Se esses esquecimentos na vida diária podem perturbar tanto, imagine o que acontece quando as pessoas não se lembram do Ser interior que habita dentro delas. É um grande desequilíbrio quando se esquecem do Amor de Deus, da sabedoria e bondade do coração.

Elas se tornam amargas, áridas, sempre de mau humor e reclamam de tudo, pois estão vivendo no ego, dominadas pelo orgulho e egoísmo. Esse esquecimento vem do ego negativo e limitado que se esqueceu do Ser divino que mora em cada ser humano.

Precisamos compreender que para sermos mais realizados e felizes, devemos desenvolver qualidades como a constância e responsabilidade. Se formos constantes e responsáveis, o esquecimento não criará raízes em nós e teremos uma mente mais focada, serena e presente.

Continua após publicidade

Há várias maneiras de treinar essas qualidades na vida diária. Quando você disser algo de maneira áspera, sem gentileza, procure falar de maneira mais educada e calma em outra vez. Anote os aniversários das pessoas queridas onde você possa ver diariamente. Marque na agenda para se lembrar de pagar suas contas ou outros compromissos.  Lembre-se da importância da constante gentileza e bondade em sua vida com seus familiares, amigos, funcionários, em seu trabalho e lazer.  

A Natureza é um exemplo de constância. Ela está constantemente nos encantando com sua beleza e nos ensinando grandes lições. O universo mostra constância como vemos no movimento das estrelas e nas leis naturais que governam a criação.

Nosso corpo também segue esta constância. Conscientize-se agora da constância de sua respiração. O ar entra e sai naturalmente. É a vida que respira para você, em você. Se essa constância da respiração falhasse, o corpo sentiria pânico e ansiedade.

Desse modo, essa constância se aplica a tudo em nossa vida, tanto espiritual como material. As escrituras do Yoga dizem que o Amor e o Amparo de Deus são constantes em nossa vida. Quer nos lembremos de Deus ou não, Ele nunca se esquece de nós.

Agora, faça essa contemplação do Yoga para sentir que Deus está sempre cuidando de você:

“Deus está à minha frente.
Deus está atrás de mim.
Deus está em cada lado meu.
Aonde eu for, e no que eu estiver fazendo, Deus sempre me protegerá”.

Assimile essas poderosas palavras e as repita mentalmente várias vezes. Perceba como vai se sentindo com mais fé e conectado à presença de Deus em sua mente e coração.

Quando estiver triste, chorando, preocupado, com medo, pare por alguns instantes e feche seus olhos. Respire calmamente e, sinceramente mentalize ou pronuncie  essas palavras. Sinta como seu sofrimento, dor, ansiedade e inquietação vão diminuindo. E, como também sua respiração vai se tornando mais tranquila e isso aquietará seu corpo e mente.

Pratique até sentir a mão de Deus lhe amparando e renovando. Desenvolva cada dia mais fé e encontre refúgio no Amor de Deus. Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!