Minha relação está adoecendo?

Por Eduardo Yabusaki

Sabemos que nada garante que um relacionamento seja bom ou tranquilo o tempo todo.

Continua após publicidade

Acredito nem isso seja o ideal. Afinal de contas, as divergências existem e sempre existirão. Entretanto, o que não deveria predominar são as diferenças ou as individualidades em detrimento da vida a dois ou da estrutura familiar.

Vivemos tempos em que pouco se respeita os limites e regras estabelecidas na convivência em parceria e essas devem ser estipuladas única e exclusivamente pelo par, e não através do senso comum – como muitos fazem.

Esse planejamento sobre a vida a dois deve ocorrer conforme as necessidades surgidas na convivência e no cotidiano do relacionamento.

Entretanto, observamos que mesmo com todas as condições favoráveis, existem relacionamentos que tomam rumos negativos para a convivência em parceria e que podem entrar em rota de ruptura. Para que isso não se torne uma surpresa, pode se ter alguns cuidados e atenção para que não se chegue a situações extremadas.

Continua após publicidade

Meu relacionamento está adoecendo? Seis sinais de alerta

1. Eu ou nós?

Observe se no seu dia a dia você tem feito prevalecer os interesses da vida conjugal, ou se tem prevalecido os interesses e vontades pessoais. Se for predomínio da segunda situação, estado de atenção para o relacionamento. As individualidades são importantes, entretanto não podem prevalecer sobre o relacionamento, o entendimento é fundamental para que se possa conciliar interesses. Mas essa doação/entrega deve ser natural, sem se exaurir.

Continua após publicidade

2. Namoro

Avalie como está o enamoramento entre vocês no dia a dia; se têm momentos exclusivos para o par, momento do olho no olho, bom papo, carinhos e beijo despretensioso. Troca de afagos e proximidade sem interferência de filhos, celular ou TV. Se estiver faltando momentos assim, sinal de alerta. Interação envolvente e afetuosa é sempre importante para a convivência diária, ajudando inclusive a superar problemas e dificuldades.

3. Como nos tratamos?

Observe como se tratam um ao outro no seu cotidiano, se com leveza, educação, carinho, bom humor; ou inversamente: com rudeza, grosseria, agressividade e explosões. Sinal de alerta: nenhum relacionamento resiste por longo tempo exposto a maus tratos, isso só desgasta e magoa as partes.

4. Há paciência e tolerância?

Verifique constantemente como anda a paciência e a tolerância para com o seu par. Afinal, na convivência a dois, estes são requisitos preponderantes para as situações adversas. Nós somos responsáveis por nutrir e controlar nossas emoções e suas manifestações. Se paciência e tolerância estiverem em baixa, esse é um sinal de alerta vermelho, pois pode-se entrar num estado de tensão e estresse favorável à ruptura no relacionamento ou consigo mesmo.

5. Palavras e atitudes

Veja como anda a comunicação entre vocês, não só a verbal como a não verbal, pois por vezes a verbal vai bem e quando avalio as ações não correspondem, ou ainda o inverso: tenho atitudes carinhosas, mas quando abro a boca, falo de forma agressiva. É preciso que haja um equilíbrio para que o que está negativo não contamine ou destrua o positivo. Se falo tranquilamente e ajo de forma agressiva, o que falo de nada vale.

6. Construção e sonhos 

Considere sempre que relacionamento é uma construção permanente, ou seja, é preciso que elaborem sonhos e planos juntos para que tenham perspectivas de futuro.

Lembre-se, para um relacionamento dar certo, é preciso que se faça por onde para que ele verdadeiramente dê certo.

Não queremos aqui achar que esta seja a fórmula do relacionamento ideal; são apenas dicas observadas ao longo do tempo trabalhando com casais e que nos indicam situações que podem ajudar a evitar desavenças e desentendimentos graves, que podem ser altamente destrutivos para a parceria.

Viva seu relacionamento com amor, dedicação, empenho, assertividade, afetuosidade, respeito, boa comunicação, bom humor e, acima de tudo, muita paciência e tolerância.

Seja feliz e propague!