Empreender com sucesso envolve risco e criatividade

Da Redação

Repetidas vezes a Globo News exibiu uma propaganda do programa de empreendedorismo “Mundo S.A”, na qual a sua apresentadora, a jornalista Maria Prata, diz que não há resposta pronta para o sucesso na “arte” de empreender e que a única resposta certa e possível é a de arriscar. E investir também uma boa dose de criatividade.
               
Afinal, quem não deseja, ainda mais hoje com a taxa de desempregados no Brasil batendo na casa dos 13 milhões, viver o sonho de liberdade de ficar livre dos restaurantes de quilo, do "bandejão", do chefe-mala incompetente, daquele bando de fofoqueiras do escritório…

Continua após publicidade

Cada um teve ou tem uma fantasia de dar aquele grito de independência e abrir o próprio negócio e ser um empreendedor bem-sucedido.  

Pois bem… criatividade foi o que não faltou ao casal Érika Prado e Valmiro Nunes (empreendedores digitais e campineiros) que trocaram a tradicional bancada habitada por um desktop, por uma Kombi 1999, para levar a cabo seu projeto Turismo de Valor  documentado no blog.turismodevalor.com.br.    A Kombi virou casa e “escritório”.   

No interior dessa casa amarela, móveis e eletrodomésticos. No banheiro, chuveiro com água quente. No quarto do primeiro andar dorme o casal. No do segundo, as duas filhas, de seis e nove anos.

A simpática “Na Morada”, a Kombi, vai estacionando de cidade em cidade, levando as experiências, as histórias e os sonhos de Érika e Valmiro e de suas pequenas Mallu e Elis. E nesta semana, a parada é Juiz de Fora, cidade que a família não tem pressa de deixar.

Continua após publicidade

A convite da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o casal de empreendedores digitais falou sobre suas experiências desde que desembarcaram no município: “Colocamos algumas rotas no Brasil todo, e uma delas é a Estrada Real. Como Juiz de Fora está no Caminho Novo do Ouro, e é uma cidade que a gente não conhecia, falamos: temos que parar lá. Por coincidência, um casal de amigos online, que também é viajante e tem residência aqui, convidou a gente para ficar na casa deles”, conta Érika.

Há quase uma semana em Juiz de Fora, a família percorreu o Centro e conheceu alguns pontos turísticos tradicionais. “Sempre digo que quando queremos conhecer uma cidade temos que ir a pé. Estacionamos a Kombi na matriz, andamos pelo calçadão, vimos vários prédios históricos, entramos na Catedral, Mercado Municipal, e conhecemos várias vistas bacanas. Gostamos bastante do Centro, achamos muito agradável, com galerias conectadas, um movimento gostoso e atendimento muito bom nas lojas. Conhecemos também o Parque da Lajinha, muito agradável, e a feira (de domingo, da Avenida Brasil), que é imperdível”, destacaram.

Sonho, realidade e liberdade  

Continua após publicidade

Érika e Valmiro sempre sonharam com a liberdade geográfica. “A melhor coisa de uma viagem era poder ficar uma semana a mais do que o combinado. Isso não tinha preço!”, lembra.

Ainda em Campinas, sua cidade de origem, o casal migrou suas atividades para o empreendedorismo digital. A primeira atividade foi um e-commerce de instrumentos musicais, de 2009 para 2010. Mas a vontade de sair pelo mundo falou mais alto e a família partiu em 2017, rumo ao Brasil e ao mundo. Nasceu então o projeto “Turismo de Valor”, documentado no blog.turismodevalor.