Não sabe como se livrar dos embutidos na alimentação? Veja alternativas

Da Redação
 
Os embutidos – salsichas, linguiças, presunto, mortadela, entre outros – foram criados como uma maneira de conservar as carnes por mais tempo, em uma época em que não havia métodos de conservação, como a geladeira.

Hoje, o processo ainda é muito parecido: as carnes são processadas e adicionadas de ingredientes conservantes, como o sal. A diferença é que, com a descoberta de novos compostos químicos, outras substâncias foram sendo acrescentadas às receitas.
 
Esse tipo de alimento normalmente é preparado com carne de boi, porco ou frango. Ricos em gorduras saturadas, sal e conservantes químicos, devem ser consumidos em pequena quantidade.
 
Consequências do consumo
 
O excesso de sal favorece a retenção de líquidos e o aumento da pressão sanguínea. Já os conservantes químicos são apontados por alguns estudos como fatores causadores do aparecimento de câncer no sistema digestivo.
 
Cuidado com as aparências
 
Embora as salsichas, linguiças e frios feitos à base de frango e peru pareçam mais saudáveis, ainda assim podem conter muito sal em sua composição, por isso sempre verifique o rótulo.
 
Faça substituições inteligentes
 

Algumas alternativas ao uso de embutidos são o peito de frango desfiado, o atum e o rosbife. Enquanto 100g de mortadela contêm 1212mg de sódio, a mesma quantidade de atum em conserva de água possui 250mg.
 
Você pode também fazer pastas de peito de frango ou atum com iogurte natural. Tempere com ervas, milho e cenoura ralada. Um sanduíche de rosbife com mostarda e mix de folhas também é uma opção muito saborosa, para experimentar no lugar da mortadela ou do presunto.

Continua após publicidade

Sanduíche de atum com rúcula

Porções: 2
Tempo de preparo: 15 min
Dificuldade: baixa
 
Ingredientes

200g de atum em conserva de água, drenado
½ cenoura pequena ralada
2 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
2 colheres de sopa de salsa picada
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de suco de limão
½ colher de chá de pimenta-do-reino
4 fatias de pão de forma integral light
½ xíc. de rúcula
 
Modo de preparo

Misture o atum, a cenoura, o iogurte, a salsa, o suco de limão e a pimenta-do-reino em uma tigela pequena. Em uma frigideira, aqueça as fatias de pão de forma integral light.

Continua após publicidade

Monte os sanduíches colocando metade do recheio em cada um, juntamente com as folhas de rúcula. Cada porção equivale a 1 sanduíche.

Sanduíche de rosbife e salada de repolho

Tempo total: 10min.         
Tempo de preparo: 10 min.            
Tempo de cocção: – min
Porções: 1
Dificuldade: baixa
 
Ingredientes

Continua após publicidade

2 ½ colheres de chá de maionese light
½ colher de chá pasta de raiz-forte
1 pitada de pimenta-do-reino
2 fatias de pão de centeio light
85g de rosbife
2 folhas de alface
4 fatias de tomate
1 fatia fina de mozarela light
1 xíc. de mix de repolho (repolho verde, repolho roxo e cenoura)
1 cebolinha picada
2/3 colher de sopa de vinagre de maçã
1 colher de chá de azeite de oliva
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
 
Modo de preparo

Misture a maionese com a raiz-forte e uma pitada de pimenta e espalhe sobre as fatias de pão. Monte o sanduíche fazendo camadas com o rosbife, o alface, o tomate e a mozarela. Misture o mix de repolho com a cebolinha, o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta e sirva com o sanduíche.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um nutricionista e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Fonte: Vigilantes do Peso