Como lidar com meu ciúme do ex?

Por Eduardo Yabusaki

Esta é uma situação comum entre pessoas que viveram um relacionamento mais duradouro e que tiveram sentimentos significativos.

Continua após publicidade

É importante avaliar o que ocorre para que esse ciúme seja despertado.

O ciúme é sempre revelador. É importante avaliar se o que a pessoa experimenta em relação ao ciúme é pertinente ao relacionamento vivido ou é mera manifestação do que enfrenta.

Explico melhor, primeiro, se for do relacionamento: será que está tudo bem resolvido mesmo sobre o término entre as partes? Ou será que ainda ficam dúvidas ou se existem sentimentos fortes que fazem com que o ciúme se manifeste? Se este for o caso, é sempre importante pensar que o ciúme é uma manifestação de sentimentos. Portanto, será que com o término eles vão deixar de existir ou permanecerá como uma questão mal resolvida entre as partes?

Segundo, se for algo de você individualmente: ou seja, muito mais decorrente do que está vivendo com o término e pela incerteza e insegurança de não encontrar uma pessoa para um novo relacionamento e, consequentemente, uma dificuldade de envolvimento afetivo profundo.

Continua após publicidade

Caso seja a primeira situação, é importante que tenha isso resolvido da melhor forma possível para evitar sofrimentos. Afinal, é importante ter os sentimentos e e a situação bem resolvida em relação ao ex para que possa estar disponível e tranquilo para um novo relacionamento.

Se estiver na segunda situação, procure entender o que te causa medo e insegurança. Afinal, isso poderá ficar exposto para outras pessoas. Isso não é interessante, pois gerar sentimentos e impressões negativas a seu respeito, tornando-o para o outro uma pessoa insegura, superficial e desinteressante. Portanto, cuide-se e não deixe que sua autoestima fique abalada.

Ao concluir que nada tem mais de sentimentos importantes em relação ao ex, procure se distanciar e não ter mais notícias sobre ele (a). Dessa forma irá se desacostumar com o fato de não estarem mais juntos.

Continua após publicidade

Deixe de expor sua vida e de entrar em contato com situações desnecessárias. Leva um tempo ainda até retomar sua vida e redirecionar a sua atenção para os sentimentos e o que possa ser do seu interesse e atração.

Nada como um dia após o outro para que se realinhe na busca de atender suas necessidades afetivas nessa nova realidade.

Tenha tranquilidade e tudo entrará no seu ritmo e o seu cotidiano passará a dominar e fazer parte, naturalmente, do seu dia a dia.