Depilação íntima pode estar com os dias contados?

por Sonia Corazza

Há um movimento crescente na França para o retorno dos pelos pubianos sem depilação. Não estou brincando!

Continua após publicidade

O MIEL – Mouvemente international pour une écologie libidinale – milita pela revalorização da "pilosidade natural na área genital", existe até o *site.

A ideia é não só proteger a ecologia da região intacta, como também tirar vantagem do odor natural dessa nobre área nos jogos de sedução.

O antropólogo francês Chrostian Bronberger autor do estudo Trichologiques: une anthropologie des cheveux et des poils, acredita que muitas mulheres começaram a fazer depilação radical depois da popularização dos vídeos pornográficos. Muitas médicas ginecologistas concordam com ele e até afirmam que acabar com os pelos próximos à mucosa vaginal é ruim, não só pelo fato de predispor a foliculite, mas também desequilibra a flora positiva do corpo feminino.

A realidade é que a depilação de virilha e até a depilação total se tornaram uma rotina para a mulher do século XXI. O Brasil até virou referência internacional com seu protocolo "Brazilian Bikini", para acabar com os pelos de maneira radical, através da remoção com cera quente.

Continua após publicidade

Marcha das vadias

Celine de Senarclens, membro do movimento de contestação SlutWalk, que surgiu há dois anos no Canadá para protestar contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro pediram isso devido às suas roupas, diz que é contra essa "fabricação dos corpos", que atribui aos homens corpos viris e peludos e às mulheres fragilidade e nenhum pelo.

Bom ou mal?

Continua após publicidade

Mas o que está acontecendo nesse momento é uma revisão não só sob o aspecto da moda, mas também da saúde.

A revista Cosmopolitan, louca por conduzir estatísticas com seu público, já detectou que realmente há um movimento cada dia maior contra a depilação pubiana. E não estamos aqui falando de mulheres "ogras", mas de jovens lindas, limpas e muito bem resolvidas com sua sexualidade.O jornalista Patrick Morier-Genoud afirma que "os pelos pubianos são como a gordura do presunto, um potencializador do gosto"!

Até o sisudo jornal inglês The Guardian publicou um texto sobre essa nova moda de pelos ao natural.

E você, o que acha disso tudo?

Os homens hoje depilam várias partes do corpo, será que perderam a virilidade?

E as mulheres que hoje desejam um retorno da sua pilosidade natural, ficaram masculinas? Você é contra ou a favor?

* http://www.ecologielibidinale.org/fr/miel-cadre-fr.htm