Por que, com o tempo, enfrentamos os mesmos problemas no novo relacionamento?

Por Antônio Carlos Amador   

A tendência a repetir as situações e a percorrer os mesmos caminhos frequentemente tem suas raízes na infância e nos conflitos internos inconscientes e não resolvidos, que desde então influenciam nossa vida. Por exemplo, a procura de uma relação na qual exigimos desesperadamente atenções e cuidados sem fim. Examinando a fundo, verificaremos que solicitamos do companheiro aquilo que nunca recebemos de nossos pais.

Continua após publicidade

Com essa exigência, frequentemente repetida, procuramos inconscientemente corrigir de algum modo uma experiência passada. Essas tentativas são vãs e estão destinadas ao fracasso, porque as exigências não são satisfeitas e isso inevitavelmente transforma uma relação normal, entre adultos, em algo desgastante e insatisfatório. Estamos todos, de maneira neurótica ou não, ligados ao passado. Somente uma maior consciência de nossas dinâmicas internas poderá facilitar a vida presente, até com a escolha, em caso extremo, voluntária e responsável, da repetição.

Muitas pessoas se divorciam procurando consolidar um novo vinculo duradouro. Outras porém se separam e percebem que procuraram em seguida uma relação aparentemente diferente da anterior: pouco a pouco emergem na nova vida cotidiana problemas, incompreensões e obstáculos que caracterizavam o casamento antigo. Muitas pessoas separadas são, normalmente, atraídas inadvertidamente por aqueles tipos de pessoas que possuem características semelhantes às de seus ex-companheiros.

Se examinarmos atentamente nossos relacionamentos passados, notaremos a presença constante e ativa de um elemento comum a todos, que sempre determinou uma repetição sistemática das mesmas dificuldades.

Algumas pessoas compreendem que são inevitavelmente atraídas por aqueles que as tratam mal ou que parecem rejeitá-las; outras percebem que escolhem sempre um companheiro de personalidade mais forte do que a delas ou de caráter prepotente; outras ainda percebem que são fascinadas por quem tem uma posição social superior à sua. Os exemplos são muitos e variados.

Continua após publicidade

Cabe a cada indivíduo entender quais são os "motivos" que despertam nele o íntimo desejo de estabelecer uma relação. Isso pode ser feito numa psicoterapia. Essa busca pessoal ajudará a compreender por que no início de cada relação a pessoa se sente no paraíso, entusiasmada e segura, enquanto no final retorna à terra, desiludida e triste. Esclarecendo para si mesma as mudanças sofridas e as razões que as determinaram será mais fácil fazer um balanço sério: poderão ser aceitas aquelas mudanças que representam um amadurecimento, enquanto tentará reencontrar os aspectos da própria personalidade que valorizava e que foram perdidos. Do mesmo modo, será possível compreender quais são as partes de si que a limitam e atrapalham na interação com as outras pessoas, quais são os mecanismos inconscientes que entram em cena, estragando seus relacionamentos.