Autocuidado: evite a automedicação

Da Redação

Com o objetivo de trazer para o debate a questão da automedicação e seus possíveis riscos, acontece, neste sábado, 5, o III Simpósio de Farmácia Clínica da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica e Farmacoterapia (Laff). O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora e contará com a presença de profissionais e estudiosos da área em palestras e mesas-redondas.

Continua após publicidade

Veja mais abaixo por que evitar a automedicação, informe-se sobre o uso indiscrimando de analgésicos e por que a automedicação pode causar infecção.

A terceira edição do Simpósio traz o tema “Autocuidado e automedicação: cuidado farmacêutico na promoção da saúde” e busca discutir formas de atuação por parte de farmacêuticos para promover a saúde por meio do uso racional de medicamentos.

A programação conta palestras de diversas autoridades no assunto, incluindo Tarcísio José Palhano, Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Clínicos e maior autoridade em Farmácia Clínica no Brasil. Além das palestras, encerrando o evento, haverá uma mesa-redonda multidisciplinar com profissionais de diferentes áreas da saúde.

Professor da Faculdade de Farmácia e orientador da Laff, Marcelo Silverio destaca a importância do tema ser discutido dentro de um ambiente acadêmico. “A universidade, sobretudo a pública, ao mesmo tempo que tem uma grande inserção em diversos setores da sociedade, tem também os recursos para atuar nesse segmento. Sendo assim, é importante ampliar a percepção da necessidade de se debater essa questão da automedicação junto aos estudantes que serão os futuros profissionais da área”. Ele completa dizendo que o cuidado em saúde é fundamental para reduzir a incidência de doenças e melhorar a eficácia e a condição dos tratamentos.

Continua após publicidade

A Laff é composta por 20 acadêmicos do curso de Farmácia que, com orientação de professores e o apoio da Faculdade, realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando a formar profissionais capazes de atuar na área de Farmácia Clínica. Marta Oliveira é presidente da Liga e comenta a realização do Simpósio. “Acredito que será um evento bastante enriquecedor porque é uma área que vem crescendo ultimamente e nós conseguimos reunir palestrantes que são, de fato, pessoas muito envolvidas nesse assunto. Também nos preocupamos em compor uma mesa multidisciplinar, com nutricionistas, psicólogos e outros profissionais da saúde para que tenhamos uma visão global sobre o tema, expandindo o debate e inserindo novas perspectivas”.

Por que a automedicação deve ser evitada?  

A automedicação e o uso inadequado de certas substâncias podem gerar graves complicações para a saúde diz a farmacêutica Lúcia Cabral de Almeida.

Continua após publicidade

Antes de ingerir qualquer medicamento o médico deve ser sempre consultado, pois a maioria dos medicamentos não atua diretamente na parte do corpo que está com problemas, pois percorre o organismo até chegar ao local desejado e durante o trajeto passa pelo estômago e fígado gerando sensações desagradáveis. Segundo a farmacêutica essas sensações desagradáveis são os problemas das reações adversas ou efeitos secundários dos medicamentos.

Como muitos dos efeitos colaterais são imprevisíveis, o melhor a fazer é informar o médico sobre reações anteriores com a utilização de outros medicamentos evitando que o médico receite um que possa ter efeitos colaterais semelhantes.

Perigo dos analgésicos

Sem dúvida, os remédios mais vendidos sem prescrição médica são os analgésicos, que trazem diversos efeitos colaterais, como por exemplo, o ácido acetil-salicílico, que pode provocar irritação estomacal e dificuldade de coagulação sanguínea; o acetaminofeno, que pode prejudicar o fígado em razão da sua toxidez e a dipirona que pode causar queda de pressão arterial e causar agranulocitose, na formação de certos componentes do sangue.

Diante de tantos motivos é importante só ingerir medicamentos com conhecimento médico. Dispense os conselhos de vizinhos, pessoas da família ou de balconistas de farmácia. Só um médico pode saber a dose certa para sua patologia (doença), além de efeitos imprevistos que podem até agravar uma doença por tomar um medicamento errado e sem efeito.

Por que a automedicação pode causar infecção

Vivemos num mundo de germes. vírus, bactérias, protozoários. Alguns provocam doenças podendo inclusive levar à morte. Os germes estão presentes também nos graves casos de infecções como meningite, pneumonias, infecções urinárias e hospitalares.

Pessoas habituadas a tomar medicamentos por conta própria fazem com que alguns desses micróbios desenvolvam resistência aos remédios, dificultando o tratamento.

Serviço

O evento, que acontece na Faculdade de Farmácia da UFJF, tem início às 7h30 e vai até às 18h, com uma pausa para o almoço. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pessoalmente com membros da Laff ou por e-mail, seguindo as instruções  presentes na página do evento. Os valores são de R$ 25 para estudantes e R$ 35 para profissionais da área e haverá emissão de certificados.

Mais informações: (32) 2102-3803 (Faculdade de Farmácia)