Os dez inimigos da beleza inteligente

por Sonia Corazza 

Por falta de consciência ou simplesmente pensar que o pior não acontece com a gente acabamos subestimando perigos diários, que passam quase despercebidos, mas que acabam com nossa vitalidade e comprometem a beleza. Quem são eles? Vejam só:

Continua após publicidade

1º) Desnutrição silenciosa

A alimentação equilibrada é fundamental para a manutenção das características vitais para se ter uma boa pele e um cabelo brilhante. Viver de filé e alface mata lentamente, pois 'rouba' do corpo elementos construtores, mantenedores e restauradores, que ajudam na mitose (divisão) celular e na regeneração das células sadias. O ideal é fazer de cinco a seis refeições diárias, bem balanceadas, respeitando os quesitos da pirâmide alimentar.

2º) Sono interrompido e insuficiente

Dormir mal, dormir pouco, dormir em horários que fogem de uma rotina correta acabam com a aparência. Você sabia que o pico da reprodução de células jovens da pele acontece entre duas e três da manhã? Adivinha o que você deve estar fazendo a esta hora? Dor-min-do! Quem tem insônia, acorda sucessivamente ou dorme tarde demais está propenso a envelhecer mais rápido.

Continua após publicidade

3º) Sol em hora errada, radiação sem proteção

Sabia que no Brasil, até os 20 anos já tomamos 75% da nossa cota de sol destinada à vida toda? Não preciso nem insistir para dizer que todas as teorias que explicam o envelhecimento precoce estão calcadas na hiper-produção de radicais-livres, potenciais agentes danosos. Portanto, o sol entre dez da manhã e quatro da tarde, sem proteção cosmética, significa rugas, manchas e desidratação, além de facilitar o processo de desenvolvimento do câncer de pele.

4º) Cigarro

Continua após publicidade

Outro vilão que acelera a oxidação das células e fluidos vitais, o tabagismo deixa em seus praticantes um tom de pele acinzentado, olheiras profundas e tez flácida. Além do odor desagradável, é comprovado que cada cigarro fumado diminui em 5,5 minutos o tempo de vida da pessoa.O fumo estimula a produção de anticorpos que desencadeiam reações inflamatórias e alérgicas, também diminui os níveis sanguíneos de vitaminas C.

5º) Bebidas alcoólicas

Tomar mais de dois drinques diários de bebidas alcoólicas é um hábito associado à potencialização do risco de ter derrames, pressão alta e câncer. Porém está comprovado que a ingestão moderada de até duas taças de vinho tinto por dia aumentam o bom colesterol (HDL) e reduz a taxa de doenças coronárias. O álcool acima das doses recomendadas aumenta a diurese, isto é, eliminação de água do corpo através da urina, o que causa desidratação da pele, tornado-a ressecada e propensa à descamação. Também debilita a imunidade, facilitando a instalação de infecções e viroses no organismo.

6º) Estresse fora do controle

Muitas dermatoses que acometem adultos são frutos de uma ligação muito estreita com estados emocionais desequilibrados. Psoríase, vitiligo, alopecia areata, hiperidrose, dermatite atópica e seborréica são típicos de pacientes altamente ansiosos. Pessoas com mais de 40 anos que vivem nas grandes cidades sob stress constante, preocupados com seus empregos, com o trabalho, com as contas a pagar, com a segurança e com um número infinito de pensamentos constantes, fazem jorrar neurotransmissores para seus cérebros de forma contínua. Este desequilíbrio psíquico acarreta em disfunções físicas, que podem atacar e comprometer uma série de órgãos e tecidos orgânicos, abalando a saúde total.

7º) Depressão e raiva

Os quadros de depressão são também causados por alterações químicas no cérebro, que estão associadas ao declínio das funções de resposta imunológica. Com isso a taxa de renovação celular diminui e todo tipo de doença tem campo aberto para se instalar no corpo. A raiva, por sua vez, debilita o sistema cardiovascular, diminuindo a capacidade do coração bombear sangue. Sem a circulação adequada, órgãos e anexos do corpo todo sofrem, inclusive a pele, que fica desnutrida, desvitalizada e envelhece prematuramente.

8º) Sedentarismo

Nosso corpo foi projetado para se movimentar e realizar tarefas que envolvem força muscular, capacidade aeróbica e elasticidade. Com o desenvolvimento tecnológico e as facilidades da vida moderna, tornamo-nos seres imóveis, passamos horas sentados, fazendo movimentos mínimos.Doenças como artrite, fadiga crônica e problemas cardio-vasculares são apenas algumas das conseqüências de passar anos a fio sem fazer nenhum trabalho físico. Estudos realizados com mulheres que praticam pelo menos 8 horas semanais de atividade física moderada, mostraram uma menor incidência de câncer em relação às sedentárias. Mulheres sedentárias também apresentam quadros mais graves de celulite, flacidez e acúmulo de gordura localizada. Os cientistas ficaram surpresos em descobrir que apenas 30 minutos de caminhada, de três a quatro vezes por semana, reduz o risco de enfartes e câncer em mais da metade.

9º) Toxinas ambientais

Herbicidas como a dioxina e o benzopireno, substâncias encontradas no escapamento de automóveis, prejudicam as células CD4, responsáveis pela defesa do nosso corpo. Outros compostos químicos poluentes da atmosfera, como o ácido sulfúrico, prejudicam os pulmões e a respiração, o que afeta diretamente a nossa saúde e a oxigenação celular. Com isso, a pele fica impregnada de impurezas, repleta de cravos e espinhas. Deu para entender porque é fundamental controlar a emissão de tais gases e compostos tóxicos do ambiente?

10º) Desinformação

Na minha opinião o desconhecimento é a maior causa de tantas bobagens que acarretam na perda da beleza e no envelhecimento precoce da pele. Quem sabe como é a pele, conhece suas necessidades e processos, pode escolher melhor, não compra produtos ineficazes, nem gasta dinheiro à toa. A ignorância e a falta de informação idônea causam decepção quanto à expectativa que se tem em relação ao próprio corpo.

Beleza Inteligente é o conhecimento maior do seu corpo, sua funcionalidade e as possibilidades de preservá-lo, ganhando saúde e beleza a cada dia. Pratique a Beleza Inteligente!