Cultivar o perdão é sábio e você ganha!

Por Emilce Shrividya Starling

Para cultivar o perdão, é preciso abrir nossos corações e sentir compaixão, compreensão, tolerância, bondade.

Continua após publicidade

O perdão se torna cada vez mais difícil quando a pessoa reage a um comportamento ofensivo querendo revidar o insulto ou a provocação. Para se evitar retribuir uma ofensa com mais ofensa, é necessário ter um coração compassivo e bom, força interior e sabedoria.

Existem pessoas que nem mesmo pensam em perdoar, mesmo que essa atitude rancorosa as faça sofrer mais do que qualquer outra pessoa. Nem entendem o mal que estão fazendo a elas mesmas criando o sofrimento de guardar ódio e ressentimentos. Quem não perdoa, cria o próprio sofrimento e se torna seu próprio inimigo.
Mas, elas não precisam se tornar espiritualmente elevadas para conseguir perdoar a família, os amigos, os companheiros de trabalho. Precisam querer perdoar e tomar consciência da presença de Deus que brilha dentro delas.

Quando guardam raiva, esse sentimento destrutivo as impede de sentir a bondade de Deus em seus corações. Acham que Deus está longe delas. Mas, se pudessem permanecer próximas à boa natureza inata que possuem, conseguiriam perdoar e iriam compreender que Deus não as esquece, mesmo quando não se lembram Dele.
Ninguém sente entusiasmo, se o coração estiver inflamado de negatividades, rancor e descontentamento. O perdão dissolve a raiva e traz alegria e serenidade.

Continua após publicidade

Perdoar os outros não é apenas dizer: ”Eu o perdoo”. Não pode também ser apenas um exercício mental. Além das palavras gentis, as ações também revelam o perdão. Precisamos permitir que o perdão flua em nosso coração.

Não podemos perdoar alguém e ainda assim guardar mágoas e rancores antigos na mente. Quando perdoamos, uma grande alquimia acontece em nosso interior. Nós nos sentimos livres e muito bem. Podemos respirar melhor, apreciar as qualidades das pessoas, a beleza da natureza e sentir agradecimento apenas pelo fato de estarmos vivos.

Quando temos uma boa compreensão, o perdão acontece automaticamente. Nem precisamos pensar sobre ele, porque ele emana do espaço de sabedoria dentro de nós.
O perdão é uma forma de reconhecer a presença divina em nosso interior e ficarmos conectados com esse Amor e Luz. É uma forma de demonstrar gentileza a nós mesmos e de nos tornar nosso próprio e verdadeiro amigo.

Continua após publicidade

Alimente a força e a sabedoria do perdão. Sinta que o perdão é um aliado que lhe ajuda a enfrentar as dificuldades do mundo. Perceba como perdoar deixa seu coração leve e calmo.

Tome uma resolução. Perdoe agora todos que lhe ofenderam ou lhe causaram algum mal. Tome refúgio no Amor de Deus e permita se libertar do passado e das amarras do rancor, do ódio e dos ressentimentos. Abandone o apego à raiva e às mágoas.

Perdoe a si mesmo. Pare de se punir com seus próprios pensamentos, críticas e atitudes. Lembre-se que Deus lhe perdoa sempre, pois Ele é compassivo e misericordioso. Portanto, não crie sentimentos de culpa ou punição para si mesmo. Aprenda com seus erros, arrependa-se e siga o correto caminho dos bons pensamentos, palavras e ações.

Quando alguém lhe falar de maneira desagradável, enfurecido, em vez de revidar e guardar mágoas, simplesmente deixe a sabedoria do perdão acontecer. Se a raiva surgir, deixe-a ir embora imediatamente. Saiba lidar com essas situações e fique protegido pela sabedoria do coração. Lembre-se de Deus e tome refúgio no Ser interior Deus dentro de você. Liberte-se e seja feliz!

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!