DESTAQUES

Está envolvido em um grande problema?

Thaís Petroff 04/05/2018 PSICOLOGIA
Está envolvido em um grande problema?
Fonte: imagem Pixabay
5 dicas simples e poderosas de como transformá-los em algo positivo e útil para seu crescimento e sucesso pessoal

Por Thaís Petroff

Ninguém está livre de problemas. Eles aparecem na vida de todo mundo nas diferentes áreas: profissional, amorosa, familiar, com os amigos etc.

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Nesse texto de maneira bastante objetiva e sucinta vamos abordar o que não são boas estratégias para lidar com os problemas e principalmente como esse ‘inquérito’ funciona; quais estratégias são eficazes para, além de resolvê-los, você ainda tirar proveito deles.

O que não funciona:

- Se vitimizar - “Eu realmente não tenho sorte, sempre acontece comigo”, “Todo mundo tem uma vida melhor do que eu” etc. Esse tipo de visão só te joga para baixo e te impede de ver o cenário com clareza, de perceber quais os recursos que você tem para lidar com a situação e o que precisa ser feito.

- Catastrofizar - “Não vou conseguir resolver isso, será o meu fim”, “Não tem jeito” etc. Alimentar essa percepção faz com que você veja o problema muito maior do que efetivamente ele é e com isso você se paralisa.

- Não fazer nada - se você está perdido no deserto você tem pelo menos duas opções: ficar parado exatamente onde está ou escolher uma direção e seguir nela. Ou seja, ou você se entrega ou você, mesmo não sabendo muito bem o que está fazendo testa, experimenta uma estratégia.

O que funciona: cinco dicas poderosas e transformadoras 

- Perceba o problema como um desafio - você já jogou algum jogo como palavras-cruzadas, Sudoku, escape ou jogo de tabuleiro? Todos eles são problemas que colocamos para nós resolvermos e... ainda temos prazer em fazer isso. Sabe por quê? Porque você vê o problema como um desafio, ou seja, algo que você precisa e pode superar e essa superação nos faz bem.

- Oportunidade de desenvolver novas habilidades - quando você está lidando com algo novo você tem a oportunidade de desenvolver habilidades que ainda não estão tão lapidadas em você ou ainda que você nem sabia que tinha. Habilidade é como músculo, quanto mais você treina mais forte fica.

- O erro é o caminho para o acerto. Se você está errando é porque está testando novas possibilidades. A cada novo erro você descarta algo que não deu certo e não repete mais e utiliza esse erro para fazer os ajustes necessários para sua próxima experimentação.

- Não tente, teste. Você percebe que quando pensa ou diz que vai tentar fazer algo você já está se permitindo conseguir? As palavras têm significados, e sim, elas produzem diferentes sensações dentro de nós. Quando for entrar em ação, diga para você mesmo que irá testar ou experimentar algo. Minimamente esses dois verbos têm um efeito neutro sobre nós e não um sentido pessimista já implícito como o primeiro verbo citado.

- Gerador de aprendizados - um problema só é um problema para você, porque você ainda não aprendeu aquela lição. Assim que o fizer, mesmo que essa mesma situação apareça novamente, você já saberá lidar com ela e por isso ela não será mais um problema. Por isso perceba e grave na sua mente quais foram as ações e o passo-a-passo que você deu para resolver esse problema.
 

Fonte: www.thaispetroff.com.br




TAGS :

    como, resolver, grande, difícil, problema, dificuldade

Thaís Petroff

Formada em Psicologia pela PUC-SP e é Master Coach. Utiliza a Terapia Cognitivo Comportamental como base do seu trabalho, mas sabendo da profundidade e complexidade do ser humano, fez formação em Bioenergética, Programação Neurolinguística e Yoga se focando em auxiliar as pessoas a desenvolver e manter emoções mais equilibradas e saudáveis. Foca-se em desvendar e compreender a desafiadora prática das relações, promover transformações cognitivas, emocionais e comportamentais nas pessoas que a procuram e disseminar conhecimento através das mídias sociais. http://www.thaispetroff.com.br



ENQUETE

Você busca a tranquilidade ao acordar?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.