Suco anti-inchaço; aprenda a fazer

Por Patrícia Davidson Haiat    

Muita pressa e sem tempo apara se alimentar direito?

Continua após publicidade

Pois é, por serem ricos em nutrientes, os sucos são uma ótima opção. Mas estes devem ser tomados logo após seu preparo para não perderem algumas de suas vitaminas.

Sempre que possível devemos evitar coar o suco para obter o máximo de fibras, responsáveis por garantir maior saciedade. As fibras ainda auxiliam na eliminação de toxinas, já que favorecem o funcionamento intestinal. Isso é ótimo para quem deseja ficar com a pele mais lisinha, sem aqueles furinhos indesejáveis.

Mas nada de exagero. Embora leves, os sucos não devem ser consumidos em grandes quantidades e nem várias vezes ao dia. Por conterem grandes porções de carboidratos, podem comprometer a manutenção do peso.

Continua após publicidade

O ideal é não utilizar açúcar, porque esse, além de aumentar o valor calórico do suco, não agrega nutrientes. Caso haja necessidade de adoçar, prefira a utilização de um adoçante natural como a stévia ou mesmo o mel em pequena quantidade. Outra dica é provar o suco antes de adoçar, já que é um habito muito frequente adoçar sem necessidade.

Abaixo uma receita de suco anti-inchaço:

Suco de 1 lima da pérsia; 3 xicaras de chá de melancia picada; 10 folhas de capim cidreira fresco. Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.

Continua após publicidade

A melancia é um excelente estimulante, tem vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B. Alta atividade diurética! Além disso, por possuir um alto conteúdo de líquido e baixo valor calórico em relação à maior parte das frutas, ela contém mais nutrientes por calorias, o que é um efeito benéfico à saúde. Está repleta de um potente antioxidante, o licopeno, que confere a sua cor vermelha e protege as células do envelhecimento. Associado a isso, temos a lima da pérsia, que por ser rica em antioxidantes, favorece a circulação linfática, sendo indicada para evitar retenções de líquidos e celulite. Já o capim cidreira confere melhora na digestão, o que ajuda a reduzir a produção de gases intestinais, responsáveis também pelo inchaço.

Fonte: Patrícia Davidson é nutricionista funcional