Ervas e temperos para sua saúde e beleza; saiba escolher e aplicar

por Sonia Corazza

Tem-se falado muito de alimentos funcionais e nutrientes inteligentes, mas as revelações mais interessantes estão no campo dos temperos caseiros, pasmem vocês! O que antes ficava restrito à cozinha, começa a despontar como nova medicina que se reflete em saúde e boa estética, trazendo microcompostos fundamentais para equilibrar as funções da pele e seus anexos.

Continua após publicidade

Ervas aromáticas na beleza diária

De acordo com estudos atuais é mais válido adotar o uso constante e mínimo de ingredientes ativos contidos nas plantas em dosagens mínimas, do que proceder a ingestão de doses mais maciças eventualmente.

O ideal é sempre optar por ervas, sementes e temperos que tenham um aroma agradável bem pronunciado, o que indica alta quantia de óleos essenciais e ativos presentes na planta. Assim sendo, as cascas (como a canela da China), sementes (erva-doce, aniz-estrelado, noz-moscada), folhas (orégano, alecrim, manjericão) e flores (camomila, centaurea, cardamomo), devem ter um aroma bem reconhecível e bom, assegurando a qualidade terapêutica. Tome cuidado com cascas de cítricos, como laranja, bergamota e limão, que podem ser foto sensibilizantes, causando irritação e alergia quando a pele estiver exposta ao sol.

Cuidados básicos na escolha

Continua após publicidade

Essa medicina estética caseira exige algumas precauções importantes. Busque sempre produtos frescos, verifique se o material está seco e livre de fungos. Evite comprar temperos em bancas de rua ou locais de venda aberta, sem embalagem protetora. Para uso caseiro assegure-se do tipo de benefício comprovado que a planta pode oferecer e prepare as misturas em recipientes limpos e apropriados, evitando vasilhas de alumínio ou ferro( prefira inox, vidro, porcelana ou plástico)

Tradicionais e eficazes

Veja o que alguns dos temperos e ervas que você já conhece podem fazer pela sua saúde e beleza.

Continua após publicidade

Hortelã

Ideal para infusões. É refrescante e revigorante da pele, proporciona melhora nos problemas respiratórios, em virtude de ser rico em mentol. Reduz a febre, descongestionante. Anti-séptico, analgésico e vaso constritor. Tem efeito vermicida. Alivia as tosses e resfriados. Alivia estafa, cansaço mental e depressão.

Camomila

Ideal para infusões. Graças ao seu conteúdo em azuleno, é um excelente agente antiinflamatório, que acalma a pele irritada e também atingida pela acne.Especialmente boa para problemas menstruais, além de ser leve sedativo para o uso infantil, de ação antiespasmódica.

Cravo da índia

O chá é um remédio bem conhecido para dores de estômago. Muito usado para aromatizar alimentos. Tônico fragrante, quente. antisséptico poderoso, tanto que o capacita para utilização em todos os tipos de infecções, inclusive as de pele e cabelo. Faça um enxágüe após a lavagem do couro cabeludo atingido pela caspa e o problema é eliminado em alguns dias.

Canela

O chá tem aroma picante, temperado, radiante, ainda que levemente amadeirado.

Considerada pelos antigos, e várias vezes mencionado na Bíblia como uma das mais importantes fragrâncias aromáticas, a canela já era comercializada entre a Índia, China e Egito há mais de 4 mil anos. O imperador chinês Sheng Nung, em 2700 a.C., em sua farmacopéia chamou-a "kwei".Existem lendas dizendo que a canela foi pela Rainha de Sabá entregue para o Rei Salomão, para ser um dos aromas destinados a ungir a Arca da Aliança; e agora se comprova que seu uso serve para combater a celulite em compressas tópicas.

Alecrim

As folhas frescas são estimulantes, tônicas. Mas cuidado, porque aumentam a pressão sanguínea. É um excelente sudorífero, fantástico para limpar a pele de toxinas. Combate tonturas, desmaios, esgotamento, físico e mental, porém novamente é preciso cuidado.

Não usar em hipertensos ou epilépticas. Evite o uso na gravidez, febre ou com medicamentos homeopáticos

Baunilha

A fava é ótima para aromatizar o açúcar e tem ação estimulante, recuperando a pele ressecada. Faça uma pasta do açúcar aromatizado com baunilha e mel e massageie suavemente a pele do rosto, enxágüe com água morna e sinta a diferença de maciez!

Orégano

As folhas secas são estimulantes e antissépticas, servem para ajudar a digestão e o chá frio para acalmar regiões inflamadas entre os dedos dos pés.

Cumaru

A semente macerada em álcool de cereais pode ser usada como aromatizante de ambiente, para pulverizar em roupas, sendo estimulante geral.