DESTAQUES

Seremos engolidos pela corrupção?

Eduardo Carmello 17/05/2018 COMPORTAMENTO
Seremos engolidos pela corrupção?
Fonte: Google Imagens
"Você é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas" – Kant

Por Eduardo Carmello

No meio desse atual jardim de espinhos, é possível ver o crescimento de algumas potentes flores.

Considere a alta Complexidade das Relações que se pautam em Justiça e a singularidade dos níveis de conhecimento dos cidadãos e dos funcionários, cada vez mais apurados.

São Poucos? Sim. Muito difícil vê-los por aí? Pode parecer.

Mas considere a velocidade de crescimento dessas pessoas que querem relacionamentos pautados em honestidade, colaboração, ganha-ganha verdadeiro. Que querem pagar seus impostos e contribuir com uma causa maior, cobrando pela eficácia e excelente gestão de governantes, independente de afeto partidário.

Parece que vamos ser engolidos pela mentira e pela corrupção? Sim.

Mas considere os ELEMENTOS que mais têm tirado o sono de líderes autocráticos e fundamentalistas, sejam eles Empresariais, Políticos, Religiosos e de Instituições de Ensino:

1. a dificuldade de manter um CONTROLE sobre projetos políticos com vantagens econômicas, arquitetados de forma oculta, para obter benefícios particulares;

2. a dificuldade em criar GENTE que OBEDECE CEGAMENTE às autoridades citadas acima. A idolatria está perdendo espaço, pois o conhecimento relevante e o pensamento crítico está sendo compartilhado para muitos. Cada vez mais.

3. a ESTRATÉGIA SEPARATISTA de nós contra eles, de jogar a culpa da incompetência desses líderes em outros cidadãos, de tentar insuflar raiva e luta JÁ NÃO ESTÁ FUNCIONANDO TÃO BEM. Dicotomia e maniqueísmo está sendo ultrapassado pela inteligência sistêmica e colaborativa, gerando autonomia e melhor capacidade de avaliar a consistência e a veracidade de discursos idealistas, que não se provam na realidade.

O que germina as potentes flores que estão crescendo?

Conhecimento relevante, tecnologia, espírito verdadeiramente colaborativo em prol da autonomia existencial. Do encontro de pessoas que querem relacionamentos pautados em honestidade, colaboração, ganha-ganha verdadeiro.

Com capacidade de conseguir resolver seus próprios problemas, sem precisar de gente que quer trocar ouro por espelhinho. Que pegam seu dinheiro, que dizem que vão resolver seu problema mas não entregam o que prometem, nem muito menos devolvem o que é seu de direito.

Muitas flores crescerão, com autonomia, colaboração, liberdade de escolha e uma relação de troca justa. Como diz Imanuel Kant, "você é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas".




TAGS :

    corrupção, mentira, ética, justiça, comportamento

Eduardo Carmello

Diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, consultor e palestrante entre os 5 mais reconhecidos do país, segundo o Top of Mind de RH do jornal O Estado de S. Paulo. Autor dos livros Resiliência: a transformação como ferramenta para construir empresas de valor (2008, Editora Gente) e Supere: a arte de lidar com as adversidades (2004, Editora Gente).



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.