Dicas para entrar em um casamento ou aprofundar o relacionamento

Da Redação

Não existe uma receita para um casamento dar certo. Mas algumas dicas podem orientar quem está pensando em se casar ou já casou. Confira:

Continua após publicidade

1 – As pessoas não mudam

Achar que o outro vai mudar só porque casou é um engano. Não é preciso se casar para ser feliz com a pessoa, ou seja, se a pessoa não está feliz com o jeito de ser do outro antes do casamento, com hábitos, costumes etc melhor rever a decisão de se casar. Antes de dizer sim, portanto, tenha certeza de que poderá conviver para o resto da vida com esta pessoa do jeito que ela é.

2 – O problema pode ser você e não o outro:

Se você já se casou várias vezes, se você já teve vários namoros e nunca deu certo, pode ser um sinal de que o problema está em você ou em como você enxerga o amor. Por isso, invista no seu autoconhecimento, procure fazer uma terapia para entender melhor como você lida com o amor.

Continua após publicidade

3 – Case-se pelo motivo certo

Há pessoas que se casam para sair da casa dos pais, para poder ter uma vida sexual ativa, para sair do status de solteiro, menos por amor ou por querer construir uma família ou uma vida conjugal. O motivo para se casar precisa ser profundo, baseado no amor, na amizade e no desejo de investir no relacionamento, mesmo sabendo que não é fácil, mas pode ser gratificante. Casamento também não cura infelicidade!

4 – Reflita

Continua após publicidade

Antes de dizer sim, pense em algumas questões. Você quer ou pensa em ter filhos com essa pessoa? Você gostaria de ser como ela? Você a admira? Você a respeita? Você é capaz de imaginar vocês dois envelhecendo juntos? Realizando sonhos juntos? Confia nesta pessoa? Acredita que ele (ela) aceita você do jeito que você é?

5 – Case-se com seu (sua) melhor amigo (a)

A amizade entre o casal é uma das bases mais importantes de um relacionamento duradouro. Você precisa ter liberdade para abrir seu coração e falar sobre o que lhe incomoda. Você precisa saber que pode contar com essa pessoa nas dificuldades que irão surgir ao longo da vida conjugal.
 
Em um relacionamento afetivo é preciso, antes de tudo, vontade e disponibilidade para fazer dar certo. Lembrando que um relacionamento bem-sucedido também depende de viver a vida como ela é, de ver o casamento como ele é, ou seja, um exercício diário de amor, tolerância, paciência e sabedoria.

Amor: existe a pessoa certa ou errada? – clique aqui

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.