Vivo uma gravidez indesejada. O que fazer?

Por Eduardo Ferreira Santos

Depoimento de uma leitora:  

Continua após publicidade

“Estou grávida de 21 semanas, mas não foi uma gravidez desejada, querida. Já tive depressão dois anos atrás. Há umas semanas percebi que estou depressiva novamente. Não desejo essa criança e nem o pai, pois percebi que foi um erro esse relacionamento, que não o amo, a gravidez foi um acidente. Não sei o que fazer, não tenho apetite e durmo muito mal também. E ele (o pai da criança ) não sabe o que está acontecendo comigo e da rejeição. Ele não me entende. Por favor, se puder me ajudar de alguma forma, agradeço. Ah tenho 32 anos de idade e será meu segundo filho, mas não é o mesmo pai. Obrigada.”

Resposta: Realmente você está vivendo uma situação que costumamos chamar de um DILEMA, isto é, não há uma saída que não seja dolorosa para o seu problema.
Embora seja ilegal, religiosamente repreendido, moralmente malvisto, a única saída para este seu caso seria mesmo um abortamento.

Não é uma decisão fácil, mas costumo muito ver na Clínica verdadeiros "abortos vivos", pessoas que os pais não desejavam ter mas, por diversas razões, deixaram a gravidez evoluir e nasceu uma criança profundamente rejeitada, que carrega esta rejeição por toda uma vida.

Insisto que a decisão é MUITO DE FORO ÍNTIMO, mas as consequências podem ser ainda mais dolorosas.

Continua após publicidade

Minha sugestão seria que você procurasse uma ajuda psicoterapêutica que a orientasse na escolha do caminho a seguir.

Mas, pense bem: uma pessoa rejeitada já na gravidez, será rejeitada na infância, na adolescência e carregará consigo uma enorme sensação de não ser aceita.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade