Em dois eventos, Renato Miranda lança seu terceiro livro em Juiz de Fora: “Fluxo e comportamento humano: uma psicologia para o esporte”

Por Ângelo Medina   

O Doutor em Psicologia do Esporte, Renato Miranda, professor da UFJF, rompe as barreiras dos corredores acadêmicos, e de modo informal, traz ao público seus estudos, muitas vezes restrito a esse ambiente. Isso se constata no lançamento do seu terceiro livro: Fluxo e comportamento humano: uma psicologia para o esporte, 182 pags. (ED. Editar), a ser lançado em Juiz de Fora, agora em junho. Trata-se de sua segunda coletânea com textos publicados no Vya Estelar. Clique aqui e compre o livro

Continua após publicidade

O primeiro livro com esse formato foi Reflexões do Esporte para o Desempenho Humano, ed. CRV, lançado em 2013.

Nesta entrevista, Renato elucida pontos da teoria do fluxo (flow-felling), ou simplesmente flow: um estado mental de fluidez… o fio condutor do livro.       

Vya Estelar – Você é reconhecido por ser um especialista tanto por pesquisar a Psicologia do Esporte como a teoria do fluxo (flow-feeling). O que o inspirou e o motivou a escrever este livro?

Renato Miranda – Basicamente a ótima repercussão de meu último “Reflexões…” citado na abertura. Através dessa coletânea, escrevi para o público temas que são estudados e pesquisados no meio acadêmico. Muitas vezes todo esse conhecimento produzido fica restrito ao ambiente dos especialistas. Portanto, tal como no primeiro livro, minha pretensão foi romper essa barreira e levar às pessoas em geral um conteúdo rigorosamente acadêmico, mas em um formato informal. Ou seja, temas das mais variadas fontes de estudos são tratados de forma simples e objetiva sem perder o rigor do conhecimento científico.

Continua após publicidade

No livro anterior, atingi vários profissionais que lidam com o esporte em diversos segmentos de atuação bem como profissionais que trabalham com exercícios físicos. Além desses profissionais o livro auxiliou jornalistas, psicólogos, fisioterapeutas e diversos outros profissionais, além dos próprios atletas e praticantes de exercícios físicos. Com uma excelente repercussão animei escrever este outro livro seguindo a mesma metodologia. Ou seja, textos curtos, objetivos, com uma linguagem envolvente, exemplos práticos do esporte e sempre em associação com os diversos comportamentos humanos. A novidade desse novo livro é que a teoria do flow-feeling de Mihaly Csikszentmihalyi é abordada como tema central do livro; assim temas como autoeficácia, desempenho, concentração, motivação, estresse, ansiedade, emoção e outros são tratados de maneira inovadora para uma psicologia do esporte ao alcance de todos. Por isso o título: Fluxo e comportamento humano: uma psicologia para o esporte.

Vya Estelar – Em tese em que consiste essa teoria do fluxo (flow-feeling)?

Renato Miranda –  É um estado de consciência em que atletas, ou não, ficam totalmente absorvidos em uma determinada tarefa de modo não haver espaço na mente para qualquer outro pensamento ou emoção perturbadora. É um estado vivenciado quando se está envolvido em uma determinada atividade de tal modo que ação e atenção são inseparáveis; fazendo com que a experiência se torne tão agradável, compensadora e prazerosa que as pessoas a vivenciariam mesmo tendo que “pagar um alto preço”.  

Continua após publicidade

Flow-feeling: a teoria do prazer

Por isso, muitos gostam de afirmar que é a teoria do prazer! Ao fluir a alegria espontânea e a motivação são características marcantes fazendo com que os desafios se tornem menos ansiosos e mais inspiradores.

Vya Estelar – Em termos práticos de que forma o flow contribui para obtermos um bom desempenho na execução de tarefas e superação de desafios?

Renato Miranda – Ao fluir as pessoas aumentam suas habilidades psicofísicas que as tornam mais adaptáveis frente aos desafios e desempenhos exigidos, proporcionando harmonia entre o grau de dificuldade da tarefa e as próprias habilidades. Ou seja, ao aumentar suas habilidades a pessoa se torna mais autoconfiante e com mais capacidade de controlar novas situações desafiadoras. Observe que a vida de um atleta se resume basicamente em frequentemente ter que superar desafios. E veja que ao reverberar tal característica para qualquer outra atividade humana, possivelmente o cenário será semelhante. Note que a busca do Fluxo é uma excelente ferramenta para aumentarmos nossas habilidades e transformarmos nossas vidas: com menos ansiedade e mais habilidade (controle!).

Vya Estelar – A Seleção Brasileira convocada por Tite possui condições para fluir nos jogos da Copa do Mundo na Rússia?

Renato Miranda – As pessoas não conseguem fluir o tempo todo e quando simplesmente quiserem. É preciso criar condições para o Fluxo e assim ampliar sua possibilidade de ocorrência. Desenvolver habilidades psicofísicas através de treinamentos de qualidade, criar uma atmosfera positiva dentro de uma estrutura funcional, facilitar descobertas novas e desempenhos elevados e níveis de consciência (controle!) cada vez mais sofisticados (técnica e tática, por exemplo) são determinantes para fluir. Se nossos atletas equacionarem suas habilidades (físicas e psicológicas) com os desafios da Copa, decerto terão tudo para fluir. Cabe a pergunta: Farão algo semelhante em seus treinamentos? Espero que sim!

Vya Estelar – Qual aspecto do livro você gostaria de ressaltar?      

Renato Miranda – Um aspecto inovador desse livro é sua condição de alcançar leitores de diversas formações através de uma leitura relaxante de temas atuais e com expectativa inovadora de conhecimento e intervenção. A leitura nem sempre precisa ser sequencial. É uma leitura tipo “turn page” ou seja, ao ler as primeiras páginas o leitor se sentirá estimulado a continuar sem parar. Além disso, o livro está longe das “amarras” do texto científico sem deixar de lado o rigor e o cuidado apurado com o conhecimento atualizado e recheado de muitas dicas para o enfrentamento de desafios. Por último, é rico de histórias de atletas magníficos, situações práticas do esporte amador, profissional e de vários outros comportamentos humanos que nos ajudam a compreender que o melhor desempenho não elimina a possibilidade do desenvolvimento interior.

Serviço: lançamento do livro

O lançamento acontece em dois eventos e em datas diferentes.

Primeiro lançamento: 07 de junho, 20h00, na academia Fibratech Spazio, Ladeira Alexandre Leonel, 221 próximo ao Independência Shopping

Segundo lançamento: 19 de junho, 19h30, espaço cultural Excalibur, rua São Mateus 265,  Tel  (32) 3211 0373

Fluxo e comportamento humano: uma psicologia para o esporte (ED. Editar).
182 pags.
R$40,00

Onde comprar? Espaço cultural Excalibur