DESTAQUES

Startups: saiba o que são

Marilena Lavorato 06/06/2018 SERVIÇOS
Startups: saiba o que são
Fonte: imagem Pixabay
O jeito novo para velhos desafios tem se mostrado uma forma interessante de se empreender

Por Marilena Lavorato

Startups são empreendimentos novos com propostas inovadoras normalmente desenvolvidos por um grupo de pessoas. A inovação pode estar no formato do negócio e/ou na solução de problemas, mas com grande potencial de crescimento. Ou seja, de se tornar um negócio escalável em um curto espaço de tempo.

A inovação é uma forte característica das startups, por isso a utilização das novas tecnologias em suas soluções é praticamente compulsória.  O olhar atento para demandas da atualidade, fazem com que desenvolvam soluções para as novas demandas da sustentabilidade, tais como: conectividade,  

Normalmente encabeçadas por jovens, ou numa composição que agrega a experiência de um sênior em um grupo de jovens talentos, a startup tem recebido grande atenção por parte de investidores que querem inovar e liderar em determinados segmentos de mercado. O jeito novo para velhos desafios tem se mostrado uma forma interessante de se empreender.

Outro fator de destaque é a liberdade das startups em comparação com organizações tradicionais. São muito mais leves e livres em relação aos processos, ativos, concorrência, regulações etc. Ao trilharem caminhos nunca antes percorridos costumam chegar rápidos aos seus objetivos, chamando cada vez mais a atenção dos investidores e do mercado.

O termo startup surgiu nos anos 90 para empresas novas e rentáveis, justamente com o inicio da popularização da internet, e grande parte da explosão de empresas startup surgiu no Vale do Silício (Silicon Valley) nos Estados Unidos.  

No Brasil, a partir de 2010, as startups tiveram forte crescimento e contribuíram com soluções para desafios do nosso tempo ligados à sustentabilidade, tais como: conectividade, mobilidade, inclusão, reciclagem, entre outros.




TAGS :

    startups, significado, conceito, definição

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Qual candidato à Presidência terá mais condições de melhorar o índice da FIB (Felicidade Interna Bruta) e o do IDH (índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.