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Como o cérebro do feto se desenvolve?

Marta Relvas 06/06/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Como o cérebro do feto se desenvolve?
Fonte: Google Imagens
A partir da 10ª semana, os neurónios do bebê multiplicam-se a um ritmo de 250 mil por minuto

Por Marta Relvas

O sistema nervoso do feto é considerado imaturo até a 16ª semana de gestação, porém, a base cerebral desenvolve-se completamente a partir da 18ª semana com a formação completa da células neuronais.   

Importante destacar que a primeira atividade cerebral acontece, mais ou menos, por volta da sétima semana do desenvolvimento fetal, e geralmente, manifestam-se com os primeiros movimentos do feto dentro do útero materno.

As ondas cerebrais tornam-se mais regulares, a partir da 10ª semana, e os neurónios do bebê multiplicam-se a um ritmo de 250 mil por minuto. Estas células estão conectadas a milhões de axônios sob a forma de uma rede de fios em circuito.

Na vigésima quinta semana gestacional, a maioria dos axônios organizam-se de forma conectada formando uma rede neuronal repleta de possibilidades para receberem os estímulos.

Durante o desenvolvimento humano no interior do útero, o cérebro produz o dobro das células que o bebê necessita. Bilhões delas estão conectadas e precisam de estímulos para estabelecerem conexões com as outras células. O excesso de células que não são estimuladas perdem seus potenciais e sofrem apoptose (morte neuronal). Quantas mais as células neuronais do bebê forem estimuladas ainda no útero materno, menos células nervosas morrerão após os nascimento.

Ultrassonografia fetal pode detectar alterações do tubo neural antes do nascimento, radiografias, ressonância magnética e tomografia computadorizada da coluna vertebral detectam malformações, permitindo assim, um diagnóstico precoce de determinadas patologias como hidrocefalia, anencefalia, disrafismo espinhal (espinha bífide), e outras lesões nervosas podem provocar perdas de funções permanentes.

O cérebro é um órgão extremamente complexo que desempenha um papel preponderante em todas as funções do corpo sendo fundamental o cuidado e o acompanhamento do desenvolvimento neuroanatomofisiológico no processo da gestação na vida intrauterina.  




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Marta Relvas

Bióloga; Doutora e Mestre em Psicanálise; Neuroanatomista; Neurofisiologista; Psicopedagoga e Especialista em Bioética; Tem certificação no programa internacional em Reggio Emília Study Abroad Program na Itália; Title of People Expression Special category Best Practices in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus+ University – Europe – Portugal; Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento; Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia Rio de Janeiro; Autora de livros e DVDs sobre Neurociência e Educação – Transtornos da Aprendizagem publicados pela Editora WAK e Editora Qualconsoante de Portugal; Atua ainda como Professora Universitária na Universidade AVM Educacional / Cândido Mendes, nos cursos de pós graduação em Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neurociência Pedagógica, e na formação Docente; Professora na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro nos cursos das áreas: saúde, licenciatura; Professora Mentora do curso de Neurociência e Educação CBI OF Miami. Professora, pesquisadora convidada no curso de pós graduação de Neurociência do IPUB/ UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós graduação de Neurociência Pedagógica na Universidade Candido Mendes/ AVM Educacional. Palestrante no Brasil e no exterior.



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