UFJF recebe palestra de monja budista e ativista feminista

Da Redação

Pesquisadora, monja e ativista feminista, Karma Lekshe Tsomo ministra a palestra “Mulheres, compaixão e justiça social”, nesta quinta-feira, 7, a partir de 18h30, na sala BI-7 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Continua após publicidade

O enfoque do encontro será discutir o papel e o empoderamento das mulheres nos meios de estudos religiosos e da sociedade.

No Budismo, a discussão do papel da mulher tem sido recorrente principalmente pela estrutura patriarcal que sustenta o sistema ético e filosófico dos seguidores da religião.

Dessa forma, o protagonismo da mulher frente a novas dinâmicas é cada vez mais necessário.

A palestra na UFJF é gratuita,  sem necessidade de inscrição prévia, e acontece por mediação do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (Cebb), tendo tradução simultânea.

Continua após publicidade

A pesquisadora

Karma Lekshe é estudiosa de Ciências da Religião e está realizando, desde maio, ciclos de estudos em várias cidades do Brasil. Após a passagem por Juiz de Fora, ela ainda realiza um encontro no Rio de Janeiro.

Ordenada em 1977, Karma estudou durante 15 anos o budismo tibetano em Dharamsala, cidade do norte da Índia. Atualmente, leciona na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, e conta com mais de nove livros publicados, discutindo, prioritariamente, a temática das mulheres no Budismo, questões da morte e o morrer além da filosofia e ética budista.

Continua após publicidade

Além dos trabalhos acadêmicos, ela integra ações de formação, ativismo social e feminismo por meio da Associação Internacional Sakyadhita de Mulheres Budistas e Fundação Jamyang, projeto idealizado por ela para levar educação às mulheres de países em desenvolvimento.