Estou completamente apaixonada e minha vida saiu do prumo

Por Arlete Gavranic

Estar apaixonado parece ser sempre muito bom!  Uma revolução acontece em nossa bioquímica corporal.

Continua após publicidade

Quando percebemos alguém como afetivamente atraente, a região cerebral do  hipotálamo transmite uma mensagem bioquímica para a hipófise, que irá liberar hormônios na corrente sanguínea. Aí começa uma revolução, pois todos os nossos sentidos ficarão estimulados: visão, olfato, audição, tato e paladar para que o corpo possa embarcar na paixão.

Quando há atração entre pessoas, sinais são enviados ao cérebro, que irá liberar neurotransmissores cerebrais, como a dopamina, que nos trará  sensações, de bem-estar, felicidade e euforia. Simultaneamente, várias glândulas produzirão adrenalina e noradrenalina que irão desencadear aceleração dos batimentos cardíacos, provocar tremor, nervosismo e aumento da transpiração.  

A ocitocina, conhecida como hormônio ‘da paixão e do amor’,  por trazer sensação de aconchego e felicidade em abraços e também na relação sexual, entra em ação simultaneamente aos neurotransmissores.

E nesse momento a paixão desencadeada pela atração revoluciona nosso corpo e nosso psiquismo em busca de prazer.  

Continua após publicidade

Só pensamos nisso, sonhamos acordada. Aliás, perdemos o sono e a fome, pois prazer está com foco na pessoa que desencadeia a paixão.  

Muitas pessoas devem estar lendo e desejando viver isso, afinal é extasiante.  Mas não podemos perder de vista o quão desorganizadora uma paixão pode ser na vida das pessoas.  Alguns – já com tendências mais impulsivas, um pouco menos controladas – podem se desorganizar por completo. Perdem o foco no trabalho, não conseguem concentração para estudar ou participar de uma reunião, não prestam atenção ao trânsito, nem ao controle financeiro de sua vida.  Perdem prazos e horários marcados, mas estão sempre suspirando com expectativa de reencontrar…  Aliás, podem usar o recurso tecnológico para ficar ligado na outra pessoa o tempo todo, o que pode ser muito prejudicial à vida profissional e educacional.

E o que fazer para que uma paixão gostosa não seja prejudicial à sua vida pessoal e profissional?  

Continua após publicidade

Primeiramente, você precisa entender que tem que se conectar com a realidade para não perder controle da sua vida como um todo.   

Estabelecer horários é muito importante, mas isso vai exigir de você um esforço extra para ter um mínimo de disciplina!  Falar bom dia tudo bem, mas não dá para querer passar a manhã conversando ou trocando mensagens, deixe para falar na hora do almoço, e não o tempo inteiro, pois você também usa esse tempo para fazer pagamentos, conversar com amigos, estudar, fazer atividades extras que compõe sua vida.  

Durante a tarde fuja da tentação de telefonar ou mandar mensagens, pois ficar o tempo todo teclando tem sido um dos maiores problemas que as escolas e empresas vivem.  É gigantesco o número de estudantes que não têm a menor concentração nas aulas, e por isso, baixos níveis de aprendizado por excesso de atenção a mensagens e nada de atenção às aulas.  

O mesmo acontece com a produtividade de muitas pessoas no trabalho. Um grande problema que muitas empresas enfrentam é relacionado à dificuldade de seus funcionários em administrar o tempo e o trabalho em relação às entradas em redes sociais e em especial WhatsApp.  Muitos chegam a ser advertidos, pois não percebem o quanto esse envolvimento compromete sua imagem e rendimento profissional e atrapalham suas avaliações e possíveis chances de crescimento e promoções no trabalho.  

Apaixonar-se pode ser delicioso, mas temos que ser cuidadosos para não perder o eixo da vida.  Nada de conversar, teclar no trabalho, durante a aula ou no trânsito para evitar acidentes e problemas.   

Outro cuidado importante é que os apaixonados querem agradar. O desejo é dar, doar, presentear, surpreender e fazer o outro sorrir! Tudo muito gostoso, só é preciso cuidado no que se refere aos impulsivos que acabam querendo impressionar com jantares, hotéis, presentes e estouram o orçamento e seus limites.  
A paixão pode sacudir a vida de quem está na monotonia ou estava muito sozinho, sem emoções ou planejamento para vida.  

Esse colorido pode ser muito benéfico do ponto de vista psicoemocional e sexual, mas ‘puxar’ pela sua rotina de vida também é fundamental. Não desequilibre nem abandone suas atividades, seja uma academia, inglês, a faculdade, um MBA ou um curso de violão… Procure viver essas coisas com esse colorido novo, pois largar tudo pode trazer a essa paixão uma responsabilidade grande demais de satisfazer você; e isso pode ser um peso e até uma decepção.

Programe atividades corriqueiras, um café ou almoço rápido (não é todo dia!), happy hour, finais de semana para namorar.  

Educar a paixão colocando alguns limites será importante para não desequilibrar sua vida como um todo.