Já chegou aos 40? Fique com tudo em cima

por Sonia Corazza

Os homens estão cada vez mais atentos ao cuidado pessoal. As novidades em tratamentos estéticos atraem um público cada vez mais interessado em manter a boa aparência. Mas como se cuidar corretamente?

Continua após publicidade

O processo de amadurecimento masculino traz alterações nas estruturas da pele e do cabelo.

Para os homens as mudanças na pele são menos drásticas, pois possuem maior produção de umidade e gordura natural, o que por si só já é uma boa proteção contra o ressecamento. Mas com o passar dos anos também é importante cuidar da pele do rosto, escolhendo um hidratante para uso diário com FPS de 8 a 15, a fim de evitar o envelhecimento precoce da pele. As texturas mais indicadas para a pele masculina são os géis e géis-creme, de rápida absorção e bom espalhamento, que não causam sensação de engorduramento.

Fios reveladores

Em relação ao surgimento de fios brancos, o ideal é mantê-los macios e fortes, com a escolha de um shampoo que ative o brilho natural e a resistência do fio. A alimentação balanceada, rica em nutrientes como cálcio, manganês, silício e zinco ajuda diretamente no ciclo de desenvolvimento do fio de cabelo.

Continua após publicidade

Os cosméticos certos também ajudam muito. Procure shampoos, condicionadores, cremes de pentear contendo ingredientes como queratina, pantenol e proteínas hidrolisadas, que ajudam na reestruturação, vitalidade e saúde dos cabelos.

Mas se a presença de fios brancos se tornar incômoda, o ideal é buscar um tonalizante para cabelo e barba de uso semanal, que se aplica como um shampoo para proporcionar a cobertura do tom amarelado, devolvendo a aparência original da cor do fio.

Atividade física para homens com mais de 40

Continua após publicidade

A atividade física é fundamental para manter a saúde e boa apresentação de qualquer pessoa, muito mais para quem passa dos 40 anos. Aliar um trabalho aeróbico, como caminhada, corrida, tênis, natação, futebol, entre outros, ao trabalho de fortalecimento muscular localizado, é o melhor caminho para manter o corpo saudável, tonificado e bem modelado, prolongando a juventude do organismo.

Os homens estão cada vez mais conscientes da necessidade de cuidar do corpo para manter a mente ágil e ativa até o final da vida. Vejo as academias mais povoadas com quarentões, cinquentões e homens da terceira idade ativos e vigorosos. Há de fato uma mudança de atitude muito boa em relação aos homens e as práticas de exercícios físicos orientados.

Na rotina diária do homem está o barbear como etapa muito importante de cuidado facial. Escolha uma linha de produtos cosméticos com ativos benéficos para a pele, como alantoína, aloe vera e chá verde, que refrescam, hidratam e acalmam a pele agredida pelo corte da barba. Depois finalize o cuidado com um balm pós-barba hidratante, de ação vitalizadora e de recuperação da epiderme.