DESTAQUES

Como voltar ao peso após a gestação?

Milena Liste 11/06/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Como voltar ao peso após a gestação?
Fonte: imagem Pixabay
Voltar ao peso: é preciso ter calma e não ficar ansiosa

Por Milena Liste   

Resposta: Durante a gestação, o corpo da mulher leva nove meses (caso o bebê nasça a termo) para se alterar, principalmente as taxas de hormônio e a função dos órgãos. 

Após o parto, a mamãe demora aproximadamente o mesmo tempo (nove meses) para voltar ao normal.

Sendo assim, a parturiente deve ter calma para voltar ao peso original. Deve respeitar suas condições hormonais e fisiológicas. As mesmas condições quando gestando, principalmente, edema, lassitude (frouxidão ) ligamentar, variação de humor (depressão e ansiedade).

Você pode estar pensando, o que interfere isso tudo no emagrecimento?

Simplesmente tudo
.
Edema (inchaço): você tende a ficar inchada. Ainda, reduza o sal da sua alimentação para não reter mais líquido.

* Lassitude ligamentar: cuidado com atividades de impacto para não torcer tornozelos, joelhos, machucar a coluna. Isso a impedirá de praticar com regularidade o exercício.

Ademais, a musculatura demora mais para ficar tonificada.

Variação de humor: preciso falar? Um dia, mega-animada. No outro, bebe um copo de leite desnatado, engorda 2kg (brincadeira!) e chora. No terceiro dia da semana, o bebê fica “amuadinho“ e não dá para treinar. Fica desanimada e ansiosa.

E o programa de exercícios vai por água abaixo!

Além disso, se estiver amamentando, deve ingerir muito líquido, como três litros ao dia.

O melhor, consulte uma nutricionista. Como sempre falo, para quem me conhece, emagrecer é diminuir ingestão calórica (reeducação alimentar) e aumentar gasto calórico (exercícios).

Para a parturiente, paciência e calma.

Bons treinos!

* Significa frouxidão ligamentar: as articulações ficam instáveis sujeitas a lesões como entorses e luxações articulares.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico ou profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Liste responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    como, voltar, peso, após, gravidez

Milena Liste

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Você toparia ter um relacionamento de “amizade com benefícios”? Tratam-se de amigos que se tornam parceiros sexuais sem deixar isso interferir na amizade; o termo vem da expressão 'friends with benefits'.





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.