DESTAQUES

Como controlar meu ciúme ao extremo?

Eduardo Ferreira Santos 13/06/2018 PSICOLOGIA
Como controlar meu ciúme ao extremo?
Fonte: Google Imagens
Além da psicoterapia, vale a pena você consultar um neurologista ou um psiquiatra

Por Eduardo Ferreira Santos

Depoimento de um leitor:

“Gostaria muito de saber como controlar meu ciúme. Tenho um ciúme possessivo e não consigo controlar quando acontecem esses rompantes. Estão cada vez mais agressivos e quando acontece fico, em profunda depressão, mas aí tudo já aconteceu e minha parceira fica completamente descrente e desiludida com a situação. Tenho cinco meses de relação e já tive umas seis a sete crises fortíssimas de ciúme perco totalmente meu controle emocional tenho plena consciência disso, mas não consigo controlar. Sempre após o ocorrido,  me arrependo profundamente, fico muito mal mesmo, completamente arrasado. Estou fazendo terapia e já fui em cinco sessões, mas estou precisando desse retorno, doutor. Sem falar o sofrimento da minha parceira, que me faz ficar pior ainda, pois ela não merece isso. Agradeço a oportunidade e espero poder ter um retorno quanto a isso. Com sinceridade preciso saber se posso realmente me curar ou pelo menos amenizar muito a situação descrita. Muito obrigado pelo espaço.”

Resposta: Essas crises de ‘explosividade’, manifestadas através do ciúme, podem ter muitas causas, não apenas psicológicas.

Um velho conceito psiquiátrico considerava que poderia haver um "distúrbio nas ondas cerebrais" que se chamava "Disfunção Cerebral Mínima".

Tal distúrbio, de origem incerta, causa como que um "curto-circuito" nas ondas cerebrais, provocando esses acesos descontrolados de raiva e agressividade.

Além da psicoterapia, poderia valer a pena você consultar um neurologista ou mesmo um psiquiatra e fazer um eletroencefalograma que revelaria este problema.

Há medicações bastante eficazes para o tratamento. É mesmo preciso uma consulta médica para diagnosticar e prescrever a medicação, se for o caso.
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra ou psicoterapeuta e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    como, controlar, cíúme, extremo, psicologia, psiquiatria

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Qual é o verdadeiro mês das noivas?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.