Quem traiu mais de uma vez, trairá sempre?

Por Eduardo Yabusaki

Essa é uma situação comum e extremamente delicada. Cada vez mais temos nos deparado com a questão da traição ou como muitos preferem nomear: infidelidade. É lamentável, pois isso implica dois dos principais alicerces de qualquer relacionamento: a confiança e o respeito para com o outro.

Continua após publicidade

Esse é sempre um tema muito delicado de ser falado entre as partes, pois não é um assunto abordado no começo de um relacionamento ou sem que haja mais intimidade.

Não podemos estabelecer essa correlação de que a pessoa que traiu uma vez em um relacionamento, terá por característica fazer o mesmo em outros relacionamentos futuros. Claro que a desconfiança ou insegurança fica, mas é importante avaliar o que possa ter provocado ou conduzido para tal acontecimento.

Existem diferentes situações em que a traição acontece e não podemos colocar tudo no mesmo saco e achar que faz parte de uma mesma história. Assim, digo que os motivos que levam a um ato de infidelidade podem ser sim diferentes; e não como um desvio de conduta ou de caráter como muitos querem classificar a traição.

Claro que isso também existe, ou seja, aquela pessoa que por falta de personalidade ou fraqueza de caráter, cede aos encantos ou a tentação de viver um romance ou mesmo uma aventura despretensiosa, sexo casual, movido pelo impulso. E acham que tudo bem, que isso não é um problema para seu relacionamento; mas certamente o estrago é grande e muitas vezes irreversível.

Continua após publicidade

Outros acabam, sem perceber, abrindo espaço para situações de risco. Ou seja, em momentos de fragilidade em seu relacionamento, aproximam-se de pessoas próximas e acabam vivendo uma intimidade exagerada, se envolvendo, mesmo que a intenção inicial tenha sido apenas dividir um momento difícil em sua vida ou mesmo desabafar por sentir-se sufocado; sem ter com quem compartilhar tais angústias ou problemas; mas isso não justifica esse comportamento.

Quem traiu uma vez em um relacionamento pode ter vivido um grande aprendizado, seja pelo arrependimento ou sofrimento que tenha experimentado, e assim nunca mais voltar a fazê-lo. Não necessariamente quem traiu em um relacionamento volta a fazê-lo em outro. Pode ter sido uma fuga de problemas ou dificuldade de enfrentamento de conflitos, e não uma atitude intencional.

Enfim, queria aqui ilustrar o quanto tem que se ter o cuidado para que a traição não venha a acontecer, pois se não se estiver atento e cuidadoso, as oportunidades e tentações são inúmeras e ela pode sim acontecer sem que se perceba e sem esse propósito; bem como para os contumazes pela traição, viverem de forma incessante numa compulsão desenfreada, achando que seja uma situação que em nada fere o seu relacionamento ou os sentimentos do outro.

Continua após publicidade

As armadilhas e oportunidades estão o tempo todo à nossa volta. Portanto, cabe a nós estarmos atentos e cuidarmos para não cedermos a tais situações e de termos atitudes permanentes de não exposição a elas.

O amadurecimento emocional individual é importante para que possamos ter a percepção e o controle sobre a situação quando ela acontecer. Afinal, ninguém está isento de passar por um assédio.

Portanto, se você ama e deseja viver com a pessoa que escolheu, cuide-se e não exponha seu par a uma situação que pode ser danosa e destruidora. Previna-se não se expondo a riscos. Viva intensamente o seu relacionamento e seja feliz!