Posso fazer atividade física no período pré-menstrual e durante a menstruação?

Por Milena Liste

Resposta: No período pré-menstrual e menstrual pode se fazer atividade física.

Continua após publicidade

Atividades aeróbicas como caminhada, natação e bicicleta são as mais indicadas; entenda por quê.  

As atividades aeróbicas são as modalidades que movimentam mais de 70% da massa corporal (geralmente as pernas já perfazem esse percentual) numa intensidade moderada, onde a mulher consegue (e deve) permanecer por mais de 20 minutos.

Executando estas atividades por mais de 20 minutos, os benefícios aparecerão naturalmente, tais como:

– usam como fonte de energia as moléculas de gordura que estão na corrente sanguínea, melhorando as taxas de colesterol e gordura;
– dilatam as veias e artérias (melhorando a circulação sanguínea e linfática), diminuindo o inchaço e aumentando a diurese (produção de urina);
– induzem a produção de serotonina gerando a sensação de bem-estar e prazer.

Continua após publicidade

Algumas mulheres, devido aos sintomas pré-menstruais (tensão pré-menstrual – TPM) podem desenvolver dores lombares, sensibilidade aumentada à dor em geral. Neste caso, aulas de yoga alongamento e Pilates são a salvação.

Ah! Evite alimentos com alto teor de gordura como chocolate, carne vermelha e frituras em geral. Seu corpo agradecer-te-á e a sua TPM diminuirá.

Bons treinos!
 

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.