Flow-feeling: o estado mental que se traduz em força psicológica

Por Renato Miranda

Em disputas esportivas internacionais como a Copa do Mundo ou mesmo os Jogos Olímpicos, frequentemente, surge a pergunta: como é possível atletas manterem motivação ótima par seguirem em regime rigoroso de treinamentos e competições?

Continua após publicidade

Começamos a responder esta pergunta com base na teoria do flow-feeling (ou simplesmente fluxo), difundida por Mihaly Csikszentmihalyi. Segundo a teoria, existe um estado mental (estado de percepção de fluidez ou fluxo), que entre outros fenômenos positivos, aumenta os níveis de motivação, percepção de controle e cria uma força psicológica que auxilia atletas (como também outras pessoas em diversas atividades) a suportarem exigências diversas.

Quando a pessoa flui, é possível atingir conquistas/desempenhos memoráveis e a vida se transforma positivamente. No entanto, esse estado de fluidez não pode ser alcançado em qualquer momento que se deseje. Todavia, criar condições para favorecer o fluir é perfeitamente possível. Ao se tratar de desempenhos esportivos olímpicos, portanto, é algo que se torna promissor para que atletas progridam em suas atividades.

Após descrever, em texto anterior (veja aqui), a primeira condição para o estado de fluidez; relacionar a estrutura da atividade à habilidade do atleta, tratarei sobre as demais.

A exaustiva rotina de treinamento de um atleta olímpico ao oferecer percepção de descoberta, amplia as possibilidades de motivação e desempenho. Isso se dá, pois, ao promover atividades e condições gerais para que o atleta aguce sua inteligência, curiosidade, interesse e envolvimento, ele mesmo desenvolverá sua criatividade e como consequência descobrirá novas possibilidades de agir (incrementos técnico e físico), de pensar (incremento tático) e regular suas reações (incremento emocional).

Continua após publicidade

Como resultado o atleta aumenta sua percepção de controle absoluto daquilo que está por fazer (competir!) e se sentirá como se fosse invencível. Para tanto, treinamentos criativos e de alta qualidade, servem como estímulo para o atleta descobrir suas próprias soluções no enfrentamento de desafios.

Na sequência, uma condição fundamental para o atleta fluir é criar uma atmosfera (rotina de treinamento!) que permita impulsionar o atleta para níveis mais elevados de desempenho.

Quando a atleta percebe que seu desempenho melhora, ou para tanto, isto é uma questão de tempo, é sinal que tudo aquilo que ele faz vale a pena. Descobrir e adotar "ferramentas" (métodos) para compor os treinamentos que farão o progresso do atleta é o grande desafios para os especialistas.

Continua após publicidade

A monotonia de treinamentos sugere falta de qualidade dos mesmos. Todo treinador deveria se perguntar: "Qual o propósito desse exercício?" "Pra que servirá esse treino?" "O treino promoverá a chance de melhoria do desempeno do(s) atleta(s)?" e outras perguntas relacionadas.

Quando se oportuniza ao atleta condições para seu progresso de desempenho, aumenta-se a chance para a vivência do fluxo. Fluindoc … o atleta estará pronto para alcançar suas metas.

Caro leitor: tente lembrar de uma situação inesquecível, por exemplo, quando você usufruiu de um lugar que você conheceu em uma viagem ou algo memorável que você realizou. Possivelmente, você pensou nessas ocasiões: "Nunca imaginei que pudesse estar aqui!" ou "Mal posso acreditar que consegui fazer isso!".

Talvez, essas memórias sejam o exemplo mais concreto para se entender a condição para o estado de fluidez denominado: conduzir o atleta a estados de consciência jamais sonhados.

Basicamente um atleta consciente é aquele que tem uma alta capacidade de controle. Controle geral: das técnicas variadas e suas diversas possibilidades de execução, das múltiplas situações táticas, das exigências físicas e controle da excitação emocional.

Assim sendo, quando ao atleta são possibilitadas vivências produtivas e exigentes, se conduz progressivamente o mesmo a estados ou níveis de consciência que ele não imaginaria que pudesse alcançar. Nesse pensar se reside, entre outras coisas, a importância de treinamentos e competições de qualidade.

Observe a segurança no comportamento e motivação para desempenhos superiores de um atleta que desde sempre participou de viagens e competições diversas em seu país e no exterior. A convivência com outros atletas de alto nível e as melhores condições de participações em treinos e competições é fundamental para acontecimentos inimagináveis e memoráveis.

No entanto, em pressuposto, ao observar um atleta limitado em suas participações competitivas e com estrutura de treinamento também limitada, não alcançará níveis de consciência em alto nível de sofisticação e que fatalmente repercutirá em insegurança no comportamento.

Observe que as condições para o estado da fluidez são correlacionadas e próximas, quase se confundindo em uma única característica. Isso se deve pela característica sistêmica (a soma das partes nunca é maior do que o todo organizado e funcional) do estado mental da fluidez.

Possivelmente, o melhor caminho para desenvolver a motivação de um atleta de alto nível, é aumentar tantas habilidades possível, que ele mesmo viverá bem e feliz, mesmo estando no "fio da navalha!".

E talvez seja assim a vida de toda pessoa que almeja evoluir sempre!