Previna rugas ao redor dos olhos

por Sonia Corazza

Sabemos bem o quanto a região ao redor dos olhos sofre durante a vida, devido à alta sensibilidade da pele.

Continua após publicidade

É a primeira área do rosto a  apresentar os sinais de envelhecimento, pois aqui há um empobrecimento da lubrificação e hidratação naturais, proporcionadas pelas glândulas sebáceas e sudoríparas.

Além disso,  esta é parte do rosto onde existem muitos músculos mímicos, que são os responsáveis pelo piscar de olhos constante, que mantêm a retina ocular umedecida pela lágrima.

Estes movimentos  repetidos milhares de vezes durante nossa vida, causam a formação dos sulcos na pele chamados de rugas. Falando nisso, você sabia que a palavra ruga é derivada do grego 'rua'? Interessante, não? Isso mostra bem como estas linhas são ruas movimentadas da nossa face.

Mas o que o cosmético pode  fazer? 

Continua após publicidade

O importante é manter a hidratação e emoliência (capacidade de amaciá-la) da pele para evitar seu ressecamento e flacidez. Durante o dia é fundamental proteger os olhos da radiação solar. Portanto, procure fórmulas especialmente compostas para esta região contendo filtros solares não irritantes. Outras matérias-primas fundamentais são a Vitamina E, que é um excelente antioxidante e neutraliza a ação dos radicais livres (que provocam envelhecimento), mas também os difusores ópticos (substâncias cosméticas que desviam os raios de luz), pois  disfarçam linhas e rugas.

Durante a noite a mitose (divisão) celular é mais intensa, é entre duas e três horas da manhã que nosso organismo tem a função regenerativa na sua atividade máxima. Usar cremes cosméticos especificamente formulados para a nutrição da delicada pele da área dos olhos é vital para evitar a formação de rugas precoces.  Procure produtos com ingredientes ativos funcionais, como Retinol (Vitamina A), Palmitato de Retinila (Pró-Retinol), Betacaroteno e Fitol, que suavizam  a textura da pele  e ativam a renovação celular.

 Fitness facial 

Continua após publicidade

A ginástica facial é uma excelente arma contra a flacidez do tecido cutâneo na área dos olhos. Experimente estes dois exercícios simples e que resultam em melhora da sustentação da pele, evitando a flacidez e formação de rugas:

– Feche os olhos, forçando as pálpebras por cinco segundos e então abra-os devagar. Repita 10 vezes

– Arregale os olhos e force-os a realizar um círculo, olhando para a direita, para baixo e depois para a esquerda, voltando ao centro. Repita 10 vezes

A massagem nesta área também ajuda. Faça movimentos circulares e concêntricos, partindo de dentro para fora dos olhos, deslizando suavemente, sem pressionar. A seguir dê batidinhas bem delicadas, no mesmo sentido, para ativar a circulação periférica local. E boas piscadas!