DESTAQUES

Será que tenho TOC?

Eduardo Ferreira Santos 03/07/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Será que tenho TOC?
Fonte: imagem Pixabay
Há um tipo de personalidade perfeccionista, chamada de personalidade anancástica

Por Eduardo Ferreira Santos

E-mail enviado por um leitor:

“Boa tarde. Sou um adolescente e acho que posso ter TOC, pois fico fazendo a mesma coisa várias vezes. Por exemplo: confiro a resposta da prova várias vezes, por falta de segurança e medo de fracassar, e acabo me prejudicando. Eu tento parar, mas não consigo. Também fico verificando muitas vezes se não me esqueci de fazer alguma coisa ou se li e escrevi algo errado. Acho isso muito ruim e fico com raiva por fazer, mas não consigo parar. Preciso de sua ajuda. Desde já agradeço pela resposta.”

Resposta: Olá! Pelo que você descreve, parece mesmo haver um certo indício de Transtorno Obsessivo Compulsivo.

No entanto, pode ser apenas um tipo de personalidade perfeccionista, chamada de Personalidade Anancástica, que, regra geral, pode até ser útil na sua vida.

Enfim, como você relata SOFRIMENTO com esse comportamento, sugiro que você procure um psiquiatra psicoterapeuta que poderá melhor avaliá-lo e indicar qual é e se é necessário algum tipo de tratamento.

Uma consulta pessoal jamais substitui qualquer informação que você possa obter pela internet ou por terceiros.

Procure ajuda.


Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    será, tenho, TOC, psiquiatria

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você se sente infeliz no trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.