Exposição resgata espetáculos da Terceira Idade nos 52 anos do Grupo Divulgação

Da Redação

Como parte das comemorações pelos 52 anos de trabalho do Grupo Divulgação (GD), a exposição de fotos “Grupo Divulgação: Memória” está em cartaz na Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As visitas podem ser feitas até o dia 27 de julho, de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento das 14h às 18h e a entrada é franca.

Continua após publicidade

O visitante poderá fazer um passeio em meio a imagens de mais de duas décadas de espetáculos do Núcleo de Terceira Idade do Divulgação. Desde a primeira peça – “Minha sogra é da polícia”, de Gastão Tojeiro, encenada em 1994 – já são mais de 30 montagens.

Nessas apresentações, a literatura foi levada ao palco, com espetáculos realizados a partir do trabalho de autores como Cecília Meirelles, Alberto Caeiro (um dos pseudônimos de Fernando Pessoa) e Federico García Lorca. Comédias que retratam o cotidiano também fazem parte do repertório.

O Núcleo, liderado pelo coordenador do Grupo Divulgação e organizador da mostra, José Luiz Ribeiro, promove um acolhimento da terceira idade no campo da arte, o que se torna um fator diferencial para a manutenção da qualidade de vida dos atores integrantes do projeto.

Quem analisa a importância da inclusão social do idoso é a gerontóloga e colunista do Vya Estelar, Elisandra Sé. Segundo ela, esse tipo de acolhimento possibilita que o idoso realize plenamente seus direitos e consiga envelhecer com segurança e dignidade, participando da vida, social ou mesmo da política e econômica, tendo a oportunidade de se desenvolver até os últimos anos de vida.

Continua após publicidade

“Os idosos não são uma categoria à parte, todos nós continuamos a nos desenvolver, envelhecemos dia a após dia e aos jovens cabe saber que devemos oferecer o carinho e atenção aos mais velhos. O mundo está pronto para os jovens, porque existiram outros jovens que hoje estão em outra fase da vida, a velhice. E ela uma dia nos terá. É inevitável o curso da vida”, finaliza Elisandra.  

Serviço

O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro.

Continua após publicidade

Mais informações: (32) 3215-3850 – Forum da Cultura