DESTAQUES

Exposição resgata espetáculos da Terceira Idade nos 52 anos do Grupo Divulgação

Redação Vya Estelar 10/07/2018 NOTÍCIAS
Exposição resgata espetáculos da Terceira Idade nos 52 anos do Grupo Divulgação
Fonte: imagem divulgação
Inciativa vai em direção contrária à cultura de um mundo pronto só para os jovens

Da Redação

Como parte das comemorações pelos 52 anos de trabalho do Grupo Divulgação (GD), a exposição de fotos “Grupo Divulgação: Memória” está em cartaz na Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As visitas podem ser feitas até o dia 27 de julho, de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento das 14h às 18h e a entrada é franca.

O visitante poderá fazer um passeio em meio a imagens de mais de duas décadas de espetáculos do Núcleo de Terceira Idade do Divulgação. Desde a primeira peça – “Minha sogra é da polícia”, de Gastão Tojeiro, encenada em 1994 – já são mais de 30 montagens.

Nessas apresentações, a literatura foi levada ao palco, com espetáculos realizados a partir do trabalho de autores como Cecília Meirelles, Alberto Caeiro (um dos pseudônimos de Fernando Pessoa) e Federico García Lorca. Comédias que retratam o cotidiano também fazem parte do repertório.

O Núcleo, liderado pelo coordenador do Grupo Divulgação e organizador da mostra, José Luiz Ribeiro, promove um acolhimento da terceira idade no campo da arte, o que se torna um fator diferencial para a manutenção da qualidade de vida dos atores integrantes do projeto.

Quem analisa a importância da inclusão social do idoso é a gerontóloga e colunista do Vya Estelar, Elisandra Sé. Segundo ela, esse tipo de acolhimento possibilita que o idoso realize plenamente seus direitos e consiga envelhecer com segurança e dignidade, participando da vida, social ou mesmo da política e econômica, tendo a oportunidade de se desenvolver até os últimos anos de vida.

“Os idosos não são uma categoria à parte, todos nós continuamos a nos desenvolver, envelhecemos dia a após dia e aos jovens cabe saber que devemos oferecer o carinho e atenção aos mais velhos. O mundo está pronto para os jovens, porque existiram outros jovens que hoje estão em outra fase da vida, a velhice. E ela uma dia nos terá. É inevitável o curso da vida”, finaliza Elisandra.  

Serviço

O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro.

Mais informações: (32) 3215-3850 – Forum da Cultura




TAGS :

    terceira, idade, idoso, acolhimento

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.