Prós e contras do peeling a laser

por Sonia Corazza

São tantas as possibilidades de realizar tratamentos estéticos com a ajuda do famoso feixe de lux monocromática, conhecido por laser, que as pessoas muitas vezes fazem uma confusão danada. Então agora vou explicar para que serve cada tipo de laser e quais os cuidados necessários antes de se submeter a essas técnicas.

Continua após publicidade

O passo inicial é escolher um profissional médico especializado nessa área, pois um tratamento mal realizado significa problema aumentado. O médico deve ser um cirurgião plástico ou dermatologista, credenciado pelas associações pertinentes, isto é, SBD, Sociedade Brasileira de Dermatologia (http://www.sbd.org.br/) ou SBPC, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br/publico/index.cfm). Ao procurar um profissional, faça a pesquisa para verificar a idoneidade e conhecimento específico desse médico, só assim você pode seguir adiante.

Peeling a laser

O princípio é o mesmo daqueles peelings realizados com ácidos, embora o laser atue mais fundo e mais rápido. A incidência do feixe de luz sobre a pele do rosto remove a camada superficial da pele e também promove uma escamação em profundidade, reativando as fibras de *colágeno. Isso resulta em pele nova, mais firme e rejuvenescida. A intervenção, também conhecida como “resurfacing”, dura cerca de 1 hora e meia, bem mais que uma sessão com ácido, que fica em cinco minutos, mas o custo é bem mais alto, chegando a ser até 20 vezes mais caro que o peeling químico. O preço médio de um peeling a laser varia entre R$200 e R$300,00.

Laser de diodo

Continua após publicidade

Já o laser de diodo funciona com *energia de pulso longo mais preciso, com um mecanismo especial de refrigeração da pele que protege a área em volta do tecido, dirigindo a energia apenas à raiz do pelo, preservando a superfície da pele intacta.

O tratamento é indicado para a remoção dos pelos da face, sobrancelhas, orelhas, pescoço, abdome, braços, costas, axilas, virilhas, pernas; indicado tanto para homens como para mulheres. O paciente pode retornar às suas atividades normais imediatamente. As sessões são mensais e tem como contraindicação pele bronzeada, portanto, durante o tratamento não é recomendado expor a pele ao sol e o paciente deve usar filtro solar rigorosamente.O preço varia de acordo com a região tratada.

Laser fracionado

Continua após publicidade

O laser fracionado, ou fraxel age diretamente na epiderme e na derme onde se concentram a maior parte das manchas da pele. É indicado para a remoção de cicatrizes provocadas pela acne, rugas, manchas, no rejuvenescimento de peles envelhecidas pela ação do tempo, e ainda para mulheres portadoras de mancha de gravidez. A grande vantagem do fraxel é ser menos invasivo e não deixar qualquer tipo de lesão, permitindo que a pele se recupere muito mais rapidamente do que se toda área tivesse sido tratada de uma só vez, o tempo para que o paciente possa realizar qualquer atividade é de apenas 24 horas.

O que você deve saber antes de fazer qualquer tratamento com laser?

– A pele fica extremamente sensível ao sol, portanto nada de laser antes e sol depois. Deixe o tratamento para longe das suas férias de verão.

– O peeling a laser não acaba com as rugas de expressão, embora melhore a homogeneidade, o relevo da pele, mas as linhas de expressão terão apenas uma melhora moderada e não irão sumir.

– A flacidez não é corrigida pelo laser, e sim pela cirurgia plástica.

– Pessoas de pele clara, de uma forma geral, têm melhores resultados. Pessoas de pele mais escura, ou morenas, têm uma vermelhidão prolongada após a técnica a laser e têm maiores probabilidades de apresentar alteração na pigmentação. Isso ocorre por causa da maior presença de melanina, que interfere no resultado final.

– Cada caso é um caso e somente o médico pode prever o número de sessões necessárias para cada tratamento. Uma depilação definitiva de virilha pode demorar de 3 a 20 sessões, dependendo da quantidade, espessura e resistência dos pelos.

*O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

*É o pulso da luz, como se fosse uma onda mais longa de luz.