Dia Nacional do Homem: manter cuidados ao longo do ano pode salvar vidas

Da Redação

No dia 15 de julho foi celebrado o Dia Nacional do Homem e a data tem como objetivo intensificar as orientações sobre a realização de exames preventivos e estimular o cuidado com a saúde ao longo do ano.

Continua após publicidade

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os homens não costumam procurar os serviços de saúde e, entre as principais causas de morbidade da população masculina, estão problemas nos aparelhos digestivo e circulatório, doenças infecciosas e parasitárias. Dados do MS revelam que 68% das mortes de pessoas entre 20 e 59 anos são de homens.

Idade ideal para começar a fazer avaliação médica 

Para prevenir esses problemas, o cardiologista José Pedro Jorge Filho, recomenda que os pacientes façam consultas regulares a seu médico de referência. José Pedro conta que a idade mínima do acompanhamento médico foi reduzida para se adequar à nova realidade da população, que tem apresentado doenças crônicas cada vez mais cedo. “Devido a incidência de problemas em pessoas abaixo de 40 anos, já temos indicado para nossos pacientes que eles façam o controle a partir dos 35. Assim, é possível identificar e monitorar problemas como hipertensão, diabetes e obesidade”, afirma.

Essencial: reavalie hábitos de vida  

Continua após publicidade

Também é fundamental que o paciente reavalie hábitos de vida. “A adoção de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares interferem positivamente na saúde. Além disso, evitar hábitos ruins, como o tabagismo, também é importante. Alguns estudos já associam uma incidência maior de câncer de bexiga entre fumantes, mesmo que não exista uma relação direta entre as duas coisas”, informa.

É importante encontrar um profissional que inspire confiança, para que exista um acompanhamento do quadro clínico do paciente ao longo dos anos. “É fundamental que a pessoa tenha uma boa relação com um médico, para que ele consiga entender o histórico do paciente e fazer com que o acompanhamento e o possível tratamento sejam mais individualizados”, recomenda. Conforme orientação do Ministério da Saúde, é importante procurar acompanhamento médico não apenas quando estiver com uma doença, mas para se prevenir.