Fazer amizades: 12 dicas comprovadas

Por Thaís Petroff  

Querendo fazer novos amigos? Aumentar seu círculo de amizades? Renovar seu círculo social?

Continua após publicidade

Estar entre pessoas que você gosta e que gostam de você nos faz sentir muito bem, além de que networking é um dos pilares essências para ser bem-sucedido na vida.
Siga essas dicas colocando-as em ação que em breve você atingirá o seu objetivo. Não tem erro.

1 – Aceite convites. Você já teve a experiência de convidar uma pessoa para fazer algo e repetidamente receber negativas dela? Você sentiu mais vontade ainda de continuar chamando-a ou foi ficando desanimado ou até irritado? Desse modo, aceitar convites aumenta mais a chance de virem mais convites. Se está corrido, cansado, dê um jeito de dar uma passadinha.

2 – Faça-se presente. Essa dica tem ligação com a de cima, mas ela liga-se a outro fenômeno, que é chamado de “efeito de mera exposição”, que explica por que nos sentimos mais à vontade com situações ou pessoas com as quais temos mais contato. Nós nos acostumamos àquilo e nos sentimos melhores na presença deles. Então, esteja por perto, mesmo que você não interaja tanto, sua presença ali, irá fazer com que as pessoas aos poucos passem a gostar mais de você e consequentemente criem intimidade.

3 – Elogie verdadeiramente. Quando elogiamos alguém, essa pessoa faz uma associação boa com a sua pessoa; do mesmo modo que se você falar mal de alguém, isso também será associado a você. Quando reconhecemos o que há de bom nos outros, abre-se uma porta de maior receptividade. Só não exagere, pois além de parecer falso, por acontecer o tempo todo não será valorizado.

Continua após publicidade

4 – Descubra ligações em comum. Quando você descobre que tem algo em comum com alguém, seja um interesse ou uma pessoa que ambos conhecem, isso causa uma certa abertura com relação à pessoa, certo?! Então descobrir conexões em comum facilitam a interação e o estabelecimento de vínculo entre as pessoas porque se sentem mais próximas umas das outras.

5 – Seja legal e só depois mostre que é bom. Primeiro mostre que você é uma pessoa confiável, sendo legal e afetiva. Depois que fizer isso, mostre suas competências, tais como inteligência, status social e econômico. Para desenvolver uma relação precisamos confiar e também admirar a pessoa, mas na questão evolutiva ligada à nossa sobrevivência, precisávamos primeiro confiar no outro para saber que esse não utilizaria sua força (e suas capacidades) contra nós.

6 – Permita-se errar. Admiramos sim pessoas inteligentes, mas se elas se mostram “perfeitas”, isso cria um certo desconforto e distanciamento. Já se percebemos que a pessoa é inteligente, mas faz besteira de vez em quando, isso baixa nossas barreiras e não nos sentimos oprimidos pelo outro. Não adianta fazer besteira o tempo todo também, é importante que você seja admirado pelos seus pontos fortes.

Continua após publicidade

7 – Toque as pessoas sutilmente. Sabe aquele aperto de mão um pouco mais caloroso? Ou um tapinha nas costas? O contato físico respeitoso, de modo geral, aproxima as pessoas. Mas, pegue leve, pois passar do ponto terá o efeito totalmente contrário: das pessoas se incomodando e se fechando para você. Tocar alguém de cinco em cinco minutos enquanto vocês conversam é tido como bastante desagradável por diversas pessoas.

8 – Sorria. Um sorriso é percebido, na maior parte das vezes, como uma porta aberta para se relacionar. Alguém sorrindo ajuda a despertar emoções boas e prazerosas dentro de nós. Desse modo o sorriso ajuda nas interações e faz as pessoas quererem estar mais perto de você.

9 – Compartilhe um segredo. Quando nos abrimos com alguém isso faz com que a pessoa se sinta especial e perceba que você está confiando nela; o que faz com que seja mais fácil de ela fazer o mesmo com você. Então quando estiver conhecendo alguém não troque só conversas de elevador, conte coisas pessoais. Isso desenvolverá mais simpatia da pessoa por você.

10 – Tenha boas expectativas sobre as pessoas. Se te apresentam uma pessoa que você tinha uma imagem ruim, como você se relacionará com ela? Quando temos expectativas ruins sobre algo, já vamos com uma predisposição ruim e, se tratando de relações, você muito provavelmente não se colocará de maneira aberta e simpática com a pessoa em questão, não é mesmo?! Então como ela poderá ter uma boa imagem de você, se você não estiver sendo agradável com ela?

11 – Tenha senso de humor. Saber brincar, ser divertido e ter senso de humor é algo muito valorizado em uma amizade pela maior parte das pessoas. Então permita-se se soltar, mas fique atento com a medida, pois em ambientes de trabalho o excesso pode não ser muito bem visto.

12 – Deixe o outro falar de si e preste atenção. A maior parte das pessoas gosta muito de falar de si. Por isso perguntar sobre ela e deixá-la falar, faz com que você ganhe pontos. Não precisa ficar escutando por horas, basta você mostrar que vê a outra pessoa e fazê-la sentir que você se importa com ela.

Fonte: www.thaispetroff.com.br