Presa no engarrafamento? Cuide da pele, do cabelo e do corpo

por Sonia Corazza

Já falei muito sobre o sofrimento de passar horas a fio parada nos congestionamentos das grandes cidades. E também expliquei o mal que isso representa para a pele e seus processos metabólicos fundamentais. Mas o que se pode fazer?

Continua após publicidade

Bem, a vida moderna exige criatividade!

Ações que você pode fazer sentada, parada e estatelada no meio do trânsito.

Para evitar as rugas

O rosto possui uma número bastante expressivo de músculos responsáveis pela comunicação de nossos pensamentos e comunicação geral. A mímica facial vai sulcando a pele dia após dia, trazendo alteração de relevo em regiões mais solicitadas, como a área ao redor dos lábios e olhos. São linhas finas, que evoluem para formar rugas. E tudo isso mostra o envelhecimento acelerado que a pele sofreu.

Continua após publicidade

Use seu tempo estatelada entre um carro e outro, numa interminável fila indiana, para somar pontos no quesito beleza.

Está parada num engarrafamento monstro?

Abstraia!

Continua após publicidade

E imagine-se num parque fresco e arborizado. Mentalize tons de verde e azul claro, escute o som dos pássaros e sorria! Primeiro de forma leve, o que vai descontrair a musculatura ao redor dos lábios, depois de maneira escancarada, uma verdadeira gargalhada! Esse movimento a principio tolo, vai estimular a vasodilatação superficial na pele, trazendo oxigênio e nutrientes para alimentar as camadas da pele e da musculatura. Sua pele vai ganhar tônus e vitalidade dia após dia. Uma verdadeira ginástica facial que derrota a fisionomia fatigada.

Para melhorar o brilho e a maciez dos seus cabelos

A massagem pontual do couro cabeludo, sem esfregá-lo ou tracioná-lo demais é fácil de fazer e resulta na produção de lipídeos importantes para lubrificar os fios, tornando-os mais homogêneos e reflexivos à luz. É fácil e muito prazeroso, basta posicionar as mãos espalmadas sobre a cabeça, começando pela nuca. Faça movimentos lentos e delicados, pressionando cada parte da cabeça por alguns segundos para estimular a chegada de sangue nas camadas mais externas da pele do couro cabeludo.

E para o bumbum, um bom exercício sentada

Para tonificar a musculatura dos glúteos basta fazer a contração alternada dos glúteos. Comprima a musculatura por segundos e solte. O objetivo é concentrar a força em um glúteo de cada vez. Se estiver difícil, pode começar contraindo os dois e evoluir para o movimento alternado. Esse exercício também acarreta num maior aporte de sangue na musculatura do bumbum, contribuindo para seu fortalecimento e boa aparência.

Quando perceber, o movimento dos carros já estará normalizado, você se encontrará calma e seu corpo não perdeu tempo!