Orgasmo: será que cheguei lá com o meu namorado?

Por Margareth dos Reis

E-mail enviado por uma leitora:  

Continua após publicidade

“Oi! Tenho 18 anos e tenho problemas em ter orgasmo ou gozar. Estou há um ano com o meu namorado e nunca consegui gozar. Eu fico muito excitada, ele me provoca de todas as formas e a única coisa que sinto, é aquele prazer de segundos e logo não consigo deixar ele me tocar mais, pois sinto uma coisa totalmente desconfortável, a gente tenta mesmo assim até eu não aguentar mais e tirar com todas as minhas forças a mão dele de mim. Fico triste e chateada porque ele se sente extremamente inseguro e acaba achando que a culpa é dele por não conseguir me fazer gozar. Aguardo resposta!”

Resposta: O orgasmo, experiência que se caracteriza por uma descarga de tensão muscular, numa série de contrações até atingir o clímax sexual, é decorrente da soma de pequenos prazeres que vão se somando e se intensificando. Assim, a concentração no próprio prazer é fundamental para elevar a excitação até o seu auge, ou seja, o orgasmo, que dura em torno de seis a dez segundos.

No entanto, as fantasias da mulher acerca desse prazer podem dificultar a sua experiência de satisfação sexual. Um exemplo é a expectativa de ela apenas descobrir essa sensação de prazer na relação a dois, o que a impede de, primeiramente, vivenciar com ela mesma as sensações agradáveis e gradativamente crescentes que a levariam a atingir o seu ápice.

Por isso, cabe lembrá-la de que não existem fórmulas para esse prazer. Essa é uma experiência única, em que cada pessoa desenvolve o seu repertório sexual a partir da sua experiência particular e do seu potencial criativo.

Continua após publicidade

Portanto, não hesite em começar a experimentar essa sensação de prazer sozinha, sem pressa e sem pressão de emoções negativas externas, para alcançar o seu objetivo. A partir disso, você pode seguir em frente sabendo, durante a relação a dois, como orientar o seu parceiro a praticar carícias que possam ser melhores, mais duradouras e mais intensas para você atingir o resultado que deseja.
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo não se caracteriza como sendo um atendimento.